Sócio do Espaço Itaú vai assumir salas de cinema do Bourbon Country, em Porto Alegre

Adhemar Oliveira vai operar o local a partir de uma data ainda não definida. Rede encerrou atividades nesta quinta em três capitais do país

Foto: Divulgação

Em novo comunicado, no fim da tarde desta quinta-feira, o Itaú Cinemas anunciou que a unidade de Porto Alegre vai passar a ser administrada pelo empresário Adhemar Oliveira. A empresa encerrou as atividades na Capital gaúcha, em Salvador e em Curitiba nesta quinta. Segundo o texto, Oliveira é sócio da rede e deve assumir a administração das salas, no shopping Bourbon Country, em data ainda não definida.

“O cinema permanecerá fechado para realização de obras e mudanças necessárias (troca de programação visual, adequação de sistemas digitais, etc.) com reabertura prevista para breve”, esclarece a nota.

Ainda conforme o texto, a nova programação deve manter perfil semelhante ao de filmes que vinham sendo exibidos até então, “com espírito de conjugar todas as cinematografias do mundo”. A ideia é oferecer um catálogo com produções comerciais e independentes, com origem em diversos países, como os da Europa, e também do Brasil. Devem ser mantidos, ainda, os projetos de formação de públicos, já tradicionais do Espaço Itaú, como o Clube do Professor e o Escola no Cinema.

Encerramento das atividades

A rede informou que as três unidades fechadas nesta quinta vinham operando com taxa de ocupação inferior a 20% desde 2019. Seguirão em operação os demais pontos, em São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília.

A nova diretriz prevê a intensificação de atuação em plataforma digital e a revisão da rede física de salas de exibição. “A rede está intensificando a atividade de difusão digital por meio de parceria com a plataforma de streaming Itaú Cultural Play, que oferece ampla programação gratuita de filmes e audiovisuais brasileiros na web”, esclarece o texto. Hoje, a plataforma contempla 175 títulos dos 26 estados brasileiros e do Distrito Federal.

A partir de agora, serão cinco complexos com 40 salas, sendo 25 em São Paulo, nove em Brasília e seis no Rio de Janeiro. Deixarão de integrar a rede 17 salas: quatro em Salvador, cinco em Curitiba e oito em Porto Alegre.