Municípios gaúchos vacinam adolescentes sem comorbidades e aplicam reforço em idosos

Em Novo Hamburgo, drive-thru na Fenac está aplicando doses nesta quarta-feira

Foto: Cristine Rochol / PMPA

Prefeituras gaúchas aplicam, nesta quarta-feira, a primeira dose da vacina contra Covid-19 em adolescentes sem comorbidades e reforçam a imunização, com uma dose extra, em idosos acima de 70 anos. A imunização da população foi reforçada com a distribuição hoje de mais de 390 mil doses de vacinas contra a Covid-19 às 18 Coordenadorias Regionais de Saúde (CRSs).

Novo Hamburgo

A Prefeitura de Novo Hamburgo, no Vale do Sinos, promove nesta quarta-feira, até as 16 horas, o drive-thru para aplicação da terceira dose em idosos com 70 anos ou mais e que receberam a segunda dose de qualquer imunizante até dia 15 de março. O drive-thru ocorre na Fenac e o acesso é pelo portão principal da avenida Nações Unidas. O imunizante utilizado é o da Pfizer. Também podem receber a terceira dose pessoas de qualquer idade com alto grau de imunossupressão que receberam a segunda dose de qualquer imunizante ou dose única até dia 18 de agosto. Ao mesmo tempo, o município segue aplicando a terceira dose em idosos residentes em Instituições de Longa Permanência de Idosos (ILPIs). O reforço na imunização nas ILPIs começou na segunda-feira. Novo Hamburgo conta com 35 ILPIs e a estimativa é concluir a vacinação nestas instituições em duas semanas.

Outro drive para a dose de reforço está marcado para sexta-feira, das 9h às 16h, na Fenac. Neste caso será para pessoas com 70 anos ou mais que receberam a segunda dose de qualquer imunizante até dia 17 de março. E para pessoas de qualquer idade com alto grau de imunossupressão que receberam a segunda dose de qualquer imunizante ou dose única até dia 20 de agosto. Os idosos devem apresentar comprovante da segunda dose, documento com foto, Cartão SUS ou comprovante de residência. Já as pessoas com imunossupressão devem apresentar laudo médico, além de comprovante da segunda dose ou dose única, documento com foto, Cartão SUS ou comprovante de residência.

Gravataí

Nas cidades da região Metropolitana, a campanha de vacinação contra a Covid-19 tem avançado e a partir desta quarta-feira chega para os adolescentes com 17 anos ou mais. Em Gravataí, a aplicação da vacina para este grupo está disponível em todas as unidades de saúde no município. Para receber o imunizante é necessário estar acompanhado de um responsável, além de apresentar documento de identificação com foto, comprovante de residência, Cartão SUS ou CPF.

Viamão

Em Viamão, adolescentes de 17 anos podem se vacinar em qualquer das 18 unidades de saúde até as 17h. Além disso, o município também aplica a terceira dose para idosos com 85 anos ou mais, que tenham feito a segunda dose há mais de seis meses, e antecipam a segunda dose da Pfizer e AstraZeneca para quem recebeu a primeira aplicação até 5 de julho. Três unidades de saúde atendem em horário estendido para aplicação de vacinas contra Covid e Gripe. Santa Isabel, Águas Claras e São Lucas recebem a população até às 20h.

Cachoeirinha

Em Cachoeirinha, a vacinação para adolescentes com 17 anos, sem comorbidades, acontece nas unidades José Ari, Carlos Wilkens e no Centro do Idoso, das 8h30 às 16h30. De acordo com a prefeitura, não é necessário ir acompanhado, mas é preciso apresentar documento de identidade, CPF e comprovante de residência. Alvorada vacina o mesmo grupo no Ginásio Municipal Tancredo Neves, das 8h às 17h, e aplica a terceira dose em idosos a partir de 85 anos que tenham recebido a primeira aplicação até 15 de março. Pessoas acamadas devem fazer o agendamento através do telefone (51) 3044-8711.