Laura Sito se torna primeira mulher negra a presidir sessão na Câmara de Porto Alegre

Terceira-secretária, vereadora comandou os trabalhos durante alguns minutos, na ausência do presidente

Foto: Lucas Leffa / CP

Pela primeira vez em 248 anos de história, a Câmara de Porto Alegre teve uma mulher negra presidindo uma sessão plenária. Nesta quarta-feira, a vereadora Laura Sito (PT), terceira-secretária, comandou os trabalhos no legislativo na ausência do presidente Márcio Bins Ely (PT). “Uma mulher negra sentada na cadeira da presidência da Casa é ver a comunidade negra de nossa cidade ali representada. Alegria partilhar isso com a primeira bancada negra da Câmara”, comentou Laura, que exerce o primeiro mandato como parlamentar.

Colegas em plenário parabenizaram o fato inédito. “É uma honra estar hoje, nessa Tribuna, sendo presidido pela primeira negra a estar dirigindo uma sessão na Câmara”, felicitou o vereador Clàudio Janta (Solidariedade). A vereadora e ex-presidente do Legislativo, Mônica Leal (PP), afirmou que “é sempre muito bom ver uma mulher no comando da sessão”.

Além de Laura, as vereadoras Bruna Rodrigues e Daiana Santos, do PCdoB, Karen Santos e o vereador Matheus Gomes, do PSol, constituem a bancada negra da Casa, sendo essa a legislatura com o maior número de parlamentares negros na Casa.

Antes delas, apenas a vereadora Teresa Franco (PTB), popularmente conhecida como Nega Diaba, havia sido eleita como titular na Câmara. De 1997 há 2000, ela e Saraí Soares foram as primeiras mulheres negras a assumirem a vereança em Porto Alegre.