PSDB de Minas decide apoiar Eduardo Leite nas prévias da legenda

Eleição interna para decidir o candidato do partido à presidência da República em 2022 ocorre ainda em setembro

Foto: Itamar Aguiar/Palácio Piratini

A bancada do PSDB de Minas Gerais decidiu apoiar, nas prévias da legenda, que serão realizadas ainda em setembro, a candidatura de Eduardo Leite, governador do Rio Grande do Sul, à presidência da República em 2022. O acordo se deu em reunião ocorrida nessa segunda-feira entre as bancadas estadual e federal do partido. O vice-governador mineiro, Paulo Brant, também participou.

“É o candidato a se apresentar nas prévias com interlocução em todas as forças políticas do centro e em condições de construir forte 3ª via para as eleições”, cita o comunicado.

O principal adversário do gaúcho é João Doria, governador de São Paulo, que conta com o apoio da bancada paulista. Os pré-candidatos vêm percorrendo diversos Estados a fim de selar acordos e garantir nas prévias o maior apoio possível.

Prévias do PSDB
A Executiva Nacional do PSDB definiu em junho as regras para as prévias que vão escolher o candidato do partido à Presidência da República. A proposta definida é dividir os votantes em quatro grupos, com peso unitário de 25% do total.

Os grupos serão formados pelos seguintes segmentos: filiados (grupo 1), prefeitos e vice-prefeitos (grupo 2), vereadores, deputados estaduais e distritais (grupo 3), e governadores, vice-governadores, ex-presidentes e o atual presidente da Comissão Executiva Nacional, deputados federais e senadores (grupo 4).

Segundo o modelo, os que possuem mandato terão peso maior. No caso do grupo 3, os deputados estaduais representarão 50% do peso total do grupo, enquanto que os vereadores, os demais 50%.

Em relação ao grupo 4, os Estados que mais elegeram representantes terão maior peso nas prévias, inclusive, levando-se em consideração os fundos eleitoral e partidário, além do tempo de rádio e televisão.

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Sair da versão mobile