Porto Alegre inicia amanhã aplicação da terceira dose em idosos acima de 70 anos

Será utilizado o imunizante da Pfizer/BioNTech para aplicação da dose de reforço neste público

Foto: Guilherme Almeida/CP

A Secretaria Municipal de Saúde de Porto Alegre iniciará a aplicação da dose de reforço contra a Covid-19 em idosos a partir desta quarta-feira (15). Poderão receber a terceira dose pessoas com mais de 70 anos e que receberam a segunda dose até 11 de março, independente do imunizante aplicado. De acordo com o Ministério da Saúde, será utilizado o imunizante da Pfizer/BioNTech para aplicação da dose de reforço neste público.

A Capital iniciou a aplicação da dose de reforço no último sábado, mas apenas em idosos residentes em Instituições de Longa Permanência (ILPIs) maiores de 60 anos. A abertura de público se dá após reunião da Comissão Intergestores Bipartite, realizada nesta terça-feira (14), na qual foi pactuado entre Governo do Estado e secretarias municipais de Saúde o início da aplicação para os demais idosos.

Para receber a terceira aplicação, é preciso apresentar documento de identidade e carteirinha com o registro das duas doses. Os locais e horários de imunização desta quarta-feira serão divulgados em breve.

A vacinação de idosos acamados acima de 70 anos será realizada somente após o término da imunização nas Instituições de Longa Permanência (ILPIs). A Secretaria Municipal de Saúde irá divulgar as orientações para a solicitação da aplicação da terceira dose a domicílio.