Justiça autoriza Suzane Richthofen a sair de presídio para estudar

Condenada por matar os pais vai cursar farmácia no período noturno, na Faculdade Anhanguera, em Taubaté, no interior de SP

Foto: Reprodução / Record / CP Memória

A Justiça de São Paulo autorizou, em decisão liminar, a saída temporária de Suzane Von Richthofen para cursar farmácia no período noturno, na Faculdade Anhanguera, em Taubaté, no interior de São Paulo. A decisão do desembargador relator José Damião Pinheiro Machado Cogan é da última sexta-feira.

Richthofen recebeu pena de 39 anos de prisão, acusada de planejar e participar da morte dos pais, em 2002. Atualmente, ela cumpre regime semiaberto na Penitenciária Feminina Santa Maria Eufrásia de Tremembé, que fica a cerca de nove quilômetro da faculdade.

O pedido chegou em 12 de agosto, já que as aulas começaram no dia 16. O Ministério Público apresentou um parecer contrário à saída da detenta, alegando não ser possível garantir a segurança dela.

Entretanto, para o Tribunal de Justiça, Richthofen cumpre os requisitos para frequentar o curso, apresentando um bom comportamento. “Se o que a lei almeja é a reintegração social não há razão para que a mesma fique sem frequentar a faculdade onde conseguiu matrícula e financiamento de seu curso, tendo sido aprovada no Enem”, afirmou o desembargador na decisão.

A Secretaria da Administração Penitenciária informou, em nota, não ter sido notificada sobre a decisão judicial, até o momento.