IBGE aponta queda de 1,7% na produção industrial do estado cai 1,7%

Foto: Marco Issa /Divulgação/Correio do Povo

A produção industrial apresentou queda em sete dos 15 locais analisados pela Pesquisa Industrial Mensal (PIM Regional), na passagem de junho para julho. O principal recuo foi no Amazonas: -14,4%. A retração em São Paulo, -2,9%, foi a segunda maior, enquanto no Rio Grande do Sul esse índice foi de -1,7%. Os resultados foram divulgados hoje (09) pelo IBGE. Para Bernardo Almeida, analista da pesquisa, o mês de julho demonstra, em primeiro plano, o retrato da indústria regional que já era visto antes da pandemia.

“Com o avanço da vacinação e uma maior circulação de pessoas, a indústria começa a mostrar sua realidade pré-pandemia, mas com condições que se acentuaram, como o desemprego e a inflação”, afirma. Citando os últimos resultados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) Contínua e do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), Bernardo Almeida acrescenta que “o resultado da indústria regional reflete o momento econômico demonstrado pelas demais pesquisas do IBGE”.

No Rio Grande do Sul, a variação é positiva frente a julho de 2020, aumentando para 17,8% no acumulado deste ano e 12,9% na variação dos 12 meses. A Pesquisa Industrial Mensal Produção Física – Regional produz, desde a década de 1970, indicadores de curto prazo relativos ao comportamento do produto real das indústrias extrativa e de transformação. Traz, mensalmente, índices para 14 unidades da federação cuja participação é de, no mínimo, 1% no total do valor da transformação industrial nacional e, também para o Nordeste como um todo: Amazonas, Pará, Ceará, Pernambuco, Bahia, Minas Gerais, Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Mato Grosso, Goiás e Região Nordeste.

Para conferir o relatório completo sobre o Rio Grande do Sul, acesse o site do IBGE no link: https://sidra.ibge.gov.br/home/pimpfrg/rio-grande-do-sul

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Sair da versão mobile