A Prefeitura de Porto Alegre confirmou nesta quarta-feira que nenhuma empresa apresentou proposta para prestar serviços de revitalização do Mercado Público de Porto Alegre durante sessão pública na Diretoria de Licitações e Contratos da Secretaria Municipal de Administração e Patrimônio. A licitação – que deu deserta – prevê serviços de recuperação e pintura das fachadas externas do prédio e contratação dos serviços pela modalidade de preços do tipo menor valor global.
Entre as justificativas para a ausência de candidatos, está o valor estimado para o contrato, que é de R$ 573 mil. Na avaliação do secretário de Administração e Patrimônio, André Barbosa, um novo valor deve ser definido para a prestação dos serviços. “Vamos reavaliar o valor que foi orçado na faixa de R$ 573 mil para pintar a fachada externa do mercado. Provavelmente esse valor não foi atrativo. Vamos fazer uma reavaliação, vamos conversar com Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), que já tem experiência nessa questão de revitalização”, observa.
O objetivo é encontrar uma empresa ou consórcio para fazer o trabalho e concluir a revitalização antes das comemorações de 250 anos da Capital, celebrados em 2022. “Vamos formatar um novo valor para que a gente tenha sucesso numa nova licitação. Estamos trabalhando rapidamente nisso, porque interessa muito que a gente consiga fazer a pintura do mercado o mais rápido possível”, destaca.
As tintas utilizadas para a execução dos serviços foram doadas ao município pelas Tintas Suvinil, através de chamamento público aberto pela Secretaria Municipal de Parcerias (SMP), em junho de 2021.