Pavilhão da agricultura familiar terá 228 expositores na 44ª Expointer

No espaço, o visitante encontrará queijos, polpas, mel, vinhos e espumantes, plantas, artesanato e outros produtos

A agricultura familiar tem espaço garantido na 44ª Expointer, a maior feira agropecuária da América Latina, que começa no próximo sábado (4), em Esteio, Rio Grande do Sul. Nos sete mil metros quadrados do Pavilhão da Agricultura Familiar, o visitante encontrará queijos, polpas, mel, vinhos e espumantes, plantas, artesanato e outros produtos, ofertados por 228 expositores, distribuídos em 210 estandes. Durante nove dias de programação, o espaço oferecerá toda a diversidade da produção das agroindústrias familiares.

No pavilhão será realizada a 23ª Feira da Agricultura Familiar seguindo todos os protocolos sanitários preventivos contra o coronavírus. Haverá pontos de higienização com dispensers de álcool gel e lavatórios de mãos, espaçamento de 1,5 metro entre as bancas e monitores fazendo abordagens educativas sobre a prevenção contra a Covid-19, orientando sobre uso da máscara e ajudando a verificar o cumprimento das regras sanitárias.

Os estandes serão divididos entre 216 estabelecimentos do Rio Grande do Sul, oito de Minas Gerais, três do Amapá e um do Rio de Janeiro. Desses, 90 são comandados por mulheres e 48 por jovens. Do total, as agroindústrias lideram com 178 empreendimentos participantes, seguidas por 35 de artesanato. Serão 71 estandes com produtos de origem animal e 103 com produtos de origem vegetal.

“A Expointer é uma feira tradicional que fortalece a agricultura familiar e promove a troca de aprendizados, a realização de negócios e a inovação do agro. Depois de realizar uma edição inédita em 2020, totalmente digital devido à pandemia, agora a feira volta a receber o público com muita alegria e com todos os cuidados sanitários necessários”, destaca o secretário da Agricultura Familiar e Cooperativismo do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), César Halum, que vai marcar presença na feira.

De acordo com o vice-presidente da Fetag-RS, Eugênio Zanetti, a “Expointer deste ano pode ser considerada como de transição, pois aumentaremos o número de expositores em relação ao ano passado e chegaremos o mais próximo possível da edição de 2019, quando vivíamos uma normalidade. O objetivo é levar ao público os mesmos produtos de qualidade que sempre foram encontrados na feira, garantindo a segurança de todos, já que a vida está sempre em primeiro lugar”.

A ministra Tereza Cristina também é presença confirmada na 44ª Expointer. A visita está prevista para o final da próxima semana. Na oportunidade, além de prestigiar a feira, a ministra participará de reunião com representantes dos diversos setores da agropecuária do Rio Grande do Sul.

O Pavilhão da Agricultura Familiar é organizado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) em parceria com a Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr), Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Sul (Fetag-RS), Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar da Região Sul (Fetraf-RS), Emater-RS-Ascar e Via Campesina.

Programação

Na 44ª Expointer, que ocorrerá entre os dias 4 e 12 de setembro, além de aproveitar o Pavilhão da Agricultura Familiar, o visitante poderá acompanhar mais de 400 eventos e atrações que acontecerão no Parque Estadual de Exposições Assis Brasil. Nesta edição, a feira contará com mais de 80 empresas expositoras de máquinas e implementos agrícolas e 4.057 animais rústicos e de argola.

A programação conta com palestras técnicas com temas voltados ao aprimoramento da agropecuária; atrações culturais como shows diários de música, dança, apresentações folclóricas e comidas típicas; Exposição de Artesanato do Rio Grande do Sul (Expoargs); exposição de mais de 150 raças de animais; “Desfile dos Campeões”, com apresentação dos animais premiados; e outros eventos.

Para garantir a segurança de visitantes e trabalhadores, a Expointer deste ano terá presença de público limitado a 15 mil visitantes por dia, que terão que cumprir protocolos de saúde, como o uso de máscara obrigatório. Para que o evento fosse autorizado, a organização, coordenada pela Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr), contou com estudos do Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs), da Secretaria da Saúde, que definiu protocolos sanitários específicos para diversos setores da feira.

Serviço:
23ª Feira da Agricultura Familiar na Expointer
Data: 4 a 12 de setembro de 2021
Horário: 8h às 23h
Local: Parque de Exposição Assis Brasil – Esteio (RS)

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Sair da versão mobile