O Núcleo Hospitalar de Epidemiologia do Hospital Nossa Senhora da Conceição (GHC) recebeu a confirmação de mais três casos de variante Delta relacionado ao surto que atingiu o Hospital Conceição, em Porto Alegre. Outros 12 casos ainda aguardam confirmação. O sequenciamento genético completo ocorreu na Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), no Rio de Janeiro. Com isso, chega a cinco o total de casos confirmados da variante Delta na contaminação em massa na instituição.
A coordenadora do Serviço de Epidemiologia do Hospital Nossa Senhora Conceição, Ivana Varella, ressalta que todos os infectados com a variante Delta são pacientes. Dos 27 óbitos de pacientes, que ocorreram até o momento, oito casos (30%) envolvem a variante indiana – sendo dois confirmados e seis pendentes de confirmação.
“São 17 casos dentre os 96 pacientes envolvidos no surto. Com isso, nós atingimos 18% dos pacientes envolvidos no surto com a presença da variante Delta. Isso só reforça que esse surto com o aparecimento de vários casos, em um curto período de tempo, tem ligação com a variante Delta”, explica Ivana.
Hospital diz que surto foi controlado
Nesta quarta-feira, o GHC informou que, atualmente, seis pacientes contaminados com a Covid-19 no surto estão internados em leitos de tratamento intensivo. Há, ainda, 20 pessoas sob monitoramento na enfermaria. Dentre os funcionários, 74 foram infectados e apenas 14 ainda estão em isolamento domiciliar. Os outros já se recuperaram. A contaminação em massa atinge, ao todo, 170 pessoas – sendo 96 pacientes e 74 profissionais da saúde.
Mesmo com o registro de novos casos e óbitos em decorrência da doença, a direção do Hospital Conceição considera controlado o surto na casa de saúde. “Consideramos controlado porque houve uma redução significativa do número de casos novos. Entretanto ainda estamos lidando com as consequências do surto, que é o aparecimento de óbitos”, pontua a coordenadora do Serviço de Epidemiologia do Hospital Conceição.