Exército dos EUA destruiu aviões, blindados e sistema antimísseis antes de deixar Cabul

Pelo menos 70 veículos foram "desmilitarizados" conforme comando central

Último soldado americano deixa o Afeganistão. Foto: Twitter/Department of Defense

O Exército dos Estados Unidos destruiu aviões, blindados e um sistema de defesa antimísseis antes de deixar o aeroporto de Cabul, na madrugada desta terça-feira. As informações foram confirmadas pelo chefe do comando central, general Kenneth McKenzie.

Os soldados “desmilitarizaram” 73 aviões antes do encerramento da ponte aérea de duas semanas com a qual retiraram civis que fugiam do regime talibã. “Esses aparelhos não voltarão a voar, não poderão ser usados”, afirmou, em declarações publicadas pela Agência France Presse (AFP).

O Pentágono mobilizou 6 mil soldados para ocupar e manter o funcionamento do aeroporto de Cabul desde 14 de agosto, mas deixou no local 70 veículos blindados resistentes a minas terrestres, que valem 1 milhão de dólares cada, e 27 Humvees. Todos foram inabilitados, segundo McKenzie.

Os EUA também desativaram o sistema de defesa antimísseis que deteve cinco foguetes disparados pelo grupo Estado Islâmico contra o aeroporto. “Decidimos deixar esses sistemas funcionando até o último minuto”, pouco antes da decolagem do último avião, indicou o comandante.

Leia mais:

‘Fizemos história’, declara chefe do Talibã após saída de tropas do Afeganistão

Segundo brasileiro é retirado do Afeganistão com auxílio paquistanês

Últimos voos dos EUA já deixaram o Afeganistão