Furacão Ida deixa um morto nos EUA; cidade de Nova Orleans está sem energia

Cidade, que há 16 anos enfrentava a devastação provocada pelo Katrina, sente os efeitos do fenêmeno, que caiu para a categoria 1

O furacão Ida atingiu o estado de Louisiana, no sul dos Estados Unidos, e mergulhou Nova Orleans na escuridão no domingo (29). De acordo com informações da AFP, ao menos uma pessoa morreu por conta do fenômeno climático. Após entrar pela costa dos EUA como um furacão de categoria 4, no fim da noite foi rebaixado para a categoria 1.

Por volta das 23h (Horário local), ele estava se movendo com ventos sustentados de até 153 km/h e havia deixado toda a cidade sem energia elétrica. “A única eletricidade da cidade é de geradores”, informou o programa de emergência NOLA Ready, por meio do Twitter.

Segundo as autoridades locais, uma pessoa morreu por conta da queda de uma árvore em Prairieville, a noroeste de Nova Orleans. Ida ganhou força durante a noite passada, mais rápido do que os meteorologistas haviam previsto apenas um dia atrás, e atingiu o porto perto do Porto Fourchon às 11h55 no horário local, informou o Centro Nacional de Furacões.

O furacão é considerado o teste mais difícil para as centenas de quilômetros de novos diques construídos ao redor de Nova Orleans após a devastação do furacão Katrina, que atingiu a costa 16 anos atrás, inundando bairros historicamente negros e matando mais de 1.800 pessoas.

Brasileiros relatam preparativos para enfrentar furacão