Alagamento deixa cinco famílias desabrigadas às margens do Rio dos Sinos, em São Leopoldo

Segundo bombeiros, pessoas afetadas moram no bairro Santos Dumont

Remoções foram registradas na Ocupação Steigleder, no bairro Santos Dumont. Foto: Fabiano Camargo/Defesa Civil

A prefeitura de São Leopoldo confirmou, na madrugada desta quinta-feira (26), que cinco famílias estão desabrigadas na cidade em razão da chuva na Região Metropolitana. As remoções foram registradas na Ocupação Steigleder, localidade que faz parte do bairro Santos Dumont e é banhada pelo Rio dos Sinos.

O resgate dos atingidos, que passaram a noite em um centro comunitário, foi feito com o auxílio de embarcações. “É um local que, sempre que há chuva, há alagamento. As casas ficam na beira do rio, em uma das regiões mais baixas da cidade”, explica o 2º sargento do Corpo de Bombeiros de São Leopoldo, Joaquim Rodrigues.

A Vila Brás fica próxima às residências invadidas e registrou acúmulo de água entre as ruas das Margaridas, das Hortênsias e dos Girassóis. Neste caso, o problema se deu em razão do mau funcionamento da casa de bombas do Arroio Gauchinho. A estrutura é mantida pela prefeitura de Novo Hamburgo e foi submetida à limpeza.

Ainda conforme os Bombeiros, a precipitação registrada na Serra contribui para o problema no Vale do Sinos. “Toda chuva de cabeceira acaba vindo para a região. A precipitação é constante desde a segunda-feira, mantendo o solo totalmente molhado, e tudo o que sobra acaba vindo rio abaixo até chegar na nossa região”, afirma Rodrigues.

Emergência

A prefeitura de São Leopoldo orienta que a população entre em contato com a Defesa Civil, por telefone, em caso de ocorrências causadas pela sequência de tempestades. As ligações são gratuitas e podem ser feitas por meio dos números 153, (51) 9-9327-5609 ou (51) 9-8924-7852.