Semana começa com chuva e queda da temperatura no RS

MetSul Meteorologia alerta para o maior episódio de precipitação acumulada, em meses, no Sul do Brasil

Foto: Cristine Rochol/PMPA

O domingo teve calor em várias regiões do Rio Grande do Sul, com 35,7ºC em Parobé, 34,5ºC em Campo Bom, 34,3ºC em Porto Xavier, 34,2ºC em Feliz e Teutônia, e 34,1ºC em Santa Rosa.

Nesta segunda-feira, a previsão é de virada no tempo, com nuvens e chuva no Oeste e no Sul. No decorrer do dia,, a instabilidade pode alcançar áreas do Centro gaúcho. A semana deve ser marcada pelos grandes volumes de precipitação.

Há risco de chuva forte, raios e granizo em pontos do Sul. Na Metade Norte, sol, nuvens e fumaça com calor. Ar mais frio ingressa no Oeste e no Sul com marcas baixas e as mínimas à noite. Refresca em vários pontos do Centro e do Leste gaúcho sem chuva, mas com vento que vira para Sul, com rajadas, ao longo do dia.

As mínimas podem chegar a 9ºC em Bagé e 12ºC em São José dos Ausentes. Já as máximas devem atingir 29ºC em Passo Fundo e 32ºC em Santa Rosa. Em Porto Alegre, os termômetros vão oscilar pouco, entre 15ºC e 20ºC.

A MetSul Meteorologia alerta para o maior episódio de chuva, em meses, no Sul do Brasil com elevados volumes de precipitação até o próximo sábado em diversas regiões da parte meridional do país.

A chuva é uma excelente notícia diante da necessidade de umidade em lavouras de trigo, ante a presença de muita fumaça de queimadas na região, devido ao quadro de estiagem que afeta muitas áreas e por conta da crise energética.

Os volumes de chuva podem superar 100 mm em pontos do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e do Paraná. No estado gaúcho, os maiores registros de precipitação da semana devem ocorrer no Sul e no Leste. Ainda assim, municípios da Metade Norte gaúcha podem ter acumulados de precipitação próximos ou acima de 100 mm.