Covid: Estado libera desfiles apenas para calavarianos em 20 de setembro

Segue vedada a presença de público em competições esportivas no geral, em razão da dificuldade manter distanciamento nas arquibancadas

Foto: Cesar Lopes/PMPA/arquivo

O Gabinete de Crise do governo estadual liberou, nesta quarta-feira, a realização de desfiles em comemoração ao 20 de setembro, apenas para cavalarianos, em razão da pandemia de coronavírus. As orientações a serem adotadas nos protocolos dos desfiles devem ser detalhadas na semana que vem. Novos pedidos de liberação de eventos e protocolos foram discutidos nessa tarde, com a realização dos festejos farroupilhas pautando parte da reunião técnica.

Segue vedada a presença de público em competições esportivas no geral, em razão da dificuldade de manter distanciamento nas arquibancadas, conforme o Gabinete.

O GT Protocolos, um dos braços do comitê, destacou que apresentações artísticas em palcos já foram liberados, desde que seguindo os protocolos existentes no Sistema 3As. A participação de público em geral em modalidades de dança, assim como o uso de pistas em casas de shows e demais eventos, seguem proibidos em todo o Rio Grande do Sul. Almoços e jantares em CTGs também já foram autorizados, desde que respeitando os protocolos estabelecidos para restaurantes.

Sistema 3As sem emissão de Avisos e Alertas nesta semana

No encontro desta quarta, o Gabinete de Crise decidiu pela manutenção do atual quadro do Sistema 3As, sem emissão de Avisos ou Alertas para as regiões Covid. A decisão considera o fato de que a tendência de crescimento no número de internados em leitos clínicos registrada na semana anterior não continuou ocorrendo, permitindo uma estabilização. O Estado reforçou, no entanto, a necessidade de cuidados de prevenção ao coronavírus para impedir a disseminação da variante Delta.

Na semana passada, haviam sido emitidos Avisos para quatro regiões Covid: as de Canoas, Guaíba, Porto Alegre e Santo Ângelo.

Atualmente, há 905 pessoas internadas com suspeita ou confirmação de Covid-19 em leitos clínicos no Rio Grande do Sul, número 27,7% menor que o de 30 dias atrás. O volume de pacientes em condições mais graves, confirmados ou suspeitos, também apresentou redução. Há 713 pessoas hospitalizadas em leitos de UTI, menor número desde 2 de novembro de 2020. Conforme a equipe técnica, a tendência de queda se mantém nas UTIs, embora mais lenta.