Hospitais de Canoas suspendem visitas na tentativa de conter variantes da Covid-19

Medida, decretada pela prefeitura da cidade, é considerada preventiva

Foto: Fernanda Bassôa/Arquivo/Correio do Povo

Os hospitais de Pronto-Socorro (HPS) e Universitário (HU) de Canoas estão com as visitas suspensas a partir desta segunda-feira (16). A medida, válida por tempo indeterminado, foi anunciada na noite do domingo pela prefeitura da cidade – tendo como principal objetivo a contenção da entrada de novas variantes da Covid-19 nas instituições.

Todos os setores foram afetados pela restrição. A preocupação se dá, especialmente, em razão do município receber pacientes de várias localidades próximas. Com isso, em horário de visita, há um grande número de cuidadores de origens diferentes nos mesmos locais. De acordo com a Secretaria de Saúde, casos excepcionais serão analisados individualmente.

A restrição entra em vigor uma semana após o Hospital Nossa Senhora da Conceição, de Porto Alegre, confirmar as primeiras mortes em decorrência de um surto. Hoje, a instituição soma 10 fatalidades e 110 casos confirmados. As autoridades investigam a possível participação da variante Delta, de origem indiana, na contaminação em massa.

Outros dois hospitais da Capital registraram problemas similares, em menor escala, nos últimos dias. No Hospital de Clínicas, oito servidores do setor administrativo testaram positivo em um curto espaço de tempo. A direção considera o surto controlado, e também aguarda o diagnóstico de qual cepa do coronavírus causou o problema.

Já no Hospital Vila Nova, que é administrado pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) da cidade, 43 pessoas contraíram a Covid-19 em um surto – sendo 29 pacientes e 14 funcionários. Todos os casos aconteceram na unidade 1 da instituição, que tem 60 leitos. Por lá, muitos dos infectados eram assintomáticos.