Aumento de casos em surto de Covid-19 em hospitais coloca Saúde de Porto Alegre em alerta

Diretora em exercício da Vigilância mencionou um possível efeito rebote com crescimento de infecções

Foto: Alina Souza

Com novos casos sendo registrados diariamente, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Porto Alegre monitora os surtos registrados nos hospitais Nossa Senhora da Conceição, Vila Nova e Clínicas. A diretora em exercício da Vigilância em Saúde (DVS) da Pasta, Fernanda Fernandes, afirmou que será avaliado o possível impacto da variante Delta, ainda que não tenha sido confirmada, nos três locais. “Ligamos a luz amarela para avaliar um possível rebote com aumento de casos nos próximos dias”, disse.

O diretor-presidente do Grupo Hospitalar Conceição (GHC), Francisco Paz, afirmou nessa quinta que o surto no hospital está ativo. No local, sete mortes já foram registradas, além do aumento diário do número de casos.

Devido ao cenário, a SMS reiterou a importância da manutenção das medidas de proteção e prevenção contra o coronavírus. Além disso, a Pasta destacou que é importante buscar a vacinação. “Todas as vacinas oferecidas reduzem o risco de infecção, hospitalização e morte, principalmente depois da segunda dose”, lembra Fernanda. A diretora conclui que ainda que exista a possibilidade de infecção após a vacinação, quanto mais a doença estiver circulando, maior é o risco de o imunizante falhar. “Por isso a necessidade de vacinar o maior número de pessoas o quanto antes”, acrescentou.

Alerta Epidemiológico

A Equipe de Vigilância das Doenças Transmissíveis da Diretoria de Vigilância em Saúde (EVDT/DVS) divulgou na última segunda-feira, 9, um alerta epidemiológico aos serviços de saúde da Capital. O objetivo foi alertar as instituições quanto ao atendimento a casos suspeitos de Covid-19, considerando o contexto de investigação de surtos em hospitais, onde observa-se alta velocidade de propagação.