Rodoviários de Porto Alegre realizam “operação tartaruga” contra privatização da Carris

Categoria pretende mobilizar cerca de 200 trabalhadores nos corredores de ônibus da Capital

Rodoviários estão na frente da sede do sindicato na Av. Venâncio Aires. Foto: Alina Souza/CP

Os profissionais que atuam na operação das linhas de transporte coletivo em Porto Alegre realizam, nesta quinta-feira (12), um protesto contra a possível privatização da Carris. O ato, que começou às 7h, deve se estender ao longo de toda a manhã – reduzindo a circulação nos corredores de ônibus das principais vias da cidade.

A principal queixa dos trabalhadores é a suposta falta de diálogo da prefeitura, que enviou um projeto de Lei à Câmara para desestatizar a empresa. O presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Transporte de Porto Alegre (Stetpoa), Sandro Abbade, afirma que as sessões híbridas no Legislativo prejudicam o acesso dos rodoviários aos vereadores.

“A prefeitura e os vereadores da base aliada estão sendo muito injustos com os trabalhadores, em não nos deixar participar da votação do projeto. Neste momento de pandemia, é algo inédito. A nossa mobilização é essa. Externar o nosso sentimento de repúdio quanto a isso, o nosso sentimento de revolta quanto à privatização da Carris”, ressalta o sindicalista.

Ao menos 200 rodoviários devem participar da “operação tartaruga”. A região central da cidade será a primeira a ser ocupada pelos manifestantes, que vão posicionar os veículos nos três principais eixos de acesso a Porto Alegre. A mobilização também vai afetar o trânsito da avenida Farrapos. Por volta das 9h, está prevista uma reunião em frente à sede da prefeitura da Capital.

“O MDB sempre esteve ao lado, junto da prefeitura. Se a Carris é deficitária, é por má gestão. O prefeito que saiu (Marchezan) colocou uma pessoa lá que começou a ter resultado. Agora, Melo faz um projeto com muitas pontas soltas, que não foi bem trabalhado e estudado, e tenta passar isso em um momento que não podemos nos defender”, opina Abbade.

Audiência pública

A Câmara de Vereadores realiza, hoje, uma audiência pública para tratar da venda da Carris. O projeto, que teria como objetivo eliminar os aportes feitos pelo Poder Público na estatal, que tem mais de 2 mil funcionários, será discutido a partir das 19h. A expectativa é de que o texto chegue ao plenário do Legislativo municipal nas próximas semanas.

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Sair da versão mobile