Estado começa a reformar antigo CT da Procergs para sediar a SSP

Prédio sede da Secretaria pegou fogo, em julho, em Porto Alegre

Foto: Rodrigo Ziebell / Ascom GVG

O governo estadual começou a reformar o antigo Centro de Treinamento (CT) da Procergs, no bairro Tristeza, em Porto Alegre, para que o imóvel passe a sediar a Secretaria Estadual da Segurança Pública (SSP), cujo prédio pegou fogo no mês passado. Departamentos da pasta passarão a funcionar no complexo, na zona Sul da cidade. O vice-governador e secretário da Segurança, Ranolfo Vieira Júnior, visitou o imóvel na sexta-feira passada.

“Não estamos trabalhando com prazo específico para a mudança justamente porque tudo segue operando normalmente. O mais importante é que ocupemos esse novo local quando já tivermos tudo pronto em termos de segurança, operacionalização e conforto”, afirmou Ranolfo, sem definir data para a mudança definitiva.

O prédio, que fica às margens do Guaíba, era costumeiramente usado em períodos de transição de governo, entre o resultado do pleito e o início do mandato da gestão eleita. Dentre os imóveis analisados, direções da SSP entenderam que esse é o mais apropriado para receber as atividades que eram desenvolvidas no edifício de nove andares inutilizado pelo fogo, em 14 de julho, na rua Voluntários da Pátria.

De acordo com o governo estadual, o antigo CT da Procergs conta com dezenas de salas amplas, pátio arborizado e estacionamento para cerca de 40 veículos, além de um auditório onde deve ser abrigado o Departamento de Comando e Controle Integrado (DCCI) da Pasta.

O Estado busca adequar o sistema elétrico do prédio às atividades a serem prestadas nele, o que demanda implantar uma nova subestação. Também encaminha o processo necessário para regularização do Plano de Prevenção e Proteção Contra Incêndio (PPCI) do local. Com projeto aprovado em setembro de 2019, a edificação necessita que ainda sejam cumpridas quatro exigências – sinalização, extintores, iluminação de emergência e treinamento de pessoal. A mudança só vai ocorrer quando tudo estiver regularizado.

Também devem ser providenciados a rede lógica de informática e telefonia e o sistema de climatização, além de reparações prediais para implementar equipamentos e mobiliário.

Foto: Rodrigo Ziebell / Ascom GVG

“Tenham certeza de que faremos todo o possível para que nossos servidores recebam nessa nova casa todo o conforto e acolhida, mais do que merecidos. E que estamos trabalhando para concretizar a mudança o mais rápido possível. Com o espírito de união e resiliência destacado nas ações de todos até aqui, conseguiremos transformar esse episódio triste em um recomeço de evolução, no qual daremos início a uma nova etapa de crescimento e sairemos ainda mais fortes”, afirmou Ranolfo em mensagem aos trabalhadores da Secretaria.

A maior parte dos departamentos, divisões e assessorias da Pasta segue instalada, provisoriamente, no 19° andar do Centro Administrativo Fernando Ferrari (Caff), no bairro Praia de Belas. O Departamento de Inteligência da Segurança Pública está em uma sala no térreo. Já o DCCI funciona no 9° Batalhão de Polícia Militar, onde mantém de forma integral os atendimentos do 190 e o videomonitoramento, a partir de parceria com o Centro Integrado de Comando da Cidade de Porto Alegre (Ceic).