“É pela democracia que estou aqui”, declara Ciro Nogueira ao tomar posse

Líder do Progressistas, principal partido do Centrão, prometeu, ao assumir a Casa Civil, que vai atuar como "amortecedor" do governo

Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom / Agência Brasil

O novo ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira, tomou posse, nesta quarta-feira, em cerimônia transformada em evento político do governo para mostrar uma nova fase, de portas abertas para o Congresso, e não só para o Centrão. Além do presidente Jair Bolsonaro, participaram todos os ministros, o vice-presidente Hamilton Mourão, comandantes militares, governadores aliados como Ronaldo Caiado (GO), Wilson Lima (AM), Claudio Castro (RJ), Ibaneis Rocha (DF), além dos presidentes da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), e do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), entre dezenas de parlamentares.

Líder do Progressistas, principal partido do bloco do Centrão, Nogueira começou o discurso falando que era fácil não aceitar o desafio de integrar o governo em um momento em que tudo está difícil, e defendeu a democracia. “Nós vamos ajudar o Brasil a dar sinais certos para onde estamos indo. O primeiro deles, não tenho dúvida, é a democracia líquida e certa. É por ela que eu estou aqui. É por ela que o senhor presidente (Bolsonaro) está aqui”, afirmou Nogueira.

Segundo ele, é obrigação do governo conduzir o país da forma certa até as Eleições de 2022. “Não existe vocabulário de esquerda e outro de direita. Existem problemas que temos que enfrentar, como a fome e a miséria. Tenho vergonha que elas continuem existindo, herdades de outros governos. Por isso, vossa excelência (Bolsonaro), lançará novo programa social”, disse, em referência ao novo Bolsa Família, que deve ser divulgado nesta semana, com valores e número de beneficiários maiores.

O novo ministro disse ainda que no cargo, vai se chamar ‘temperança’, com o sobrenome ‘equilíbrio’. “Gostaria de que toda vez que me visse lembrasse de um amortecedor. Espero que me vejam assim, porque assim vou ser mais útil ao meu país nesse momento de tantas trepidações. Quero contribuir para que essa viagem seja mais serena e confortável para todos”, concluiu.