Covid: RS antecipa para 30 de agosto previsão de vacinar adultos acima de 18 com a primeira dose

Anúncio ocorreu no dia em que Gabinete de Crise voltou a disparar Avisos para 17 regiões

Foto: Eduardo Baratto/PME

O governador Eduardo Leite antecipou, nesta quarta, a previsão para que todos os moradores do Rio Grande do Sul que tenham 18 anos ou mais estejam vacinados com a primeira dose contra a Covid-19. A data-limite, que era 7 de setembro, agora é 30 de agosto. A projeção resulta de estudos técnicos realizados pela Secretaria da Saúde (SES), validados durante reunião do Gabinete de Crise, na tarde desta quarta.

O anúncio ocorre no dia em que o grupo voltou a disparar Avisos para 17 das 21 regiões Covid em função do aumento no número de internações acumuladas na semana para cada 100 mil habitantes.

Em agosto, o Rio Grande do Sul projeta receber do Ministério da Saúde 1.703.000 doses de imunizantes da Pfizer, Astrazeneca e Coronavac para primeira e segunda doses. Segundo a chefe da Divisão de Vigilância Epidemiológica do Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs), Tani Ranieri, esse quantitativo é suficiente para destinar primeiras doses a toda a população adulta do Rio Grande do Sul.

Nesta quarta, da população vacinável acima de 18 anos (8.958.689), 73,8% receberam ao menos uma dose ou a dose única da Janssen. Ainda falta vacinar 882.091 pessoas da faixa etária entre 18 e 39 anos.

Para que seja possível atingir a imunidade coletiva no Rio Grande do Sul, Tani alerta que é necessário vacinar, no mínimo, 70% da população com as duas doses ou dose única, mas de forma homogênea entre municípios e idades. “O ideal é que o Estado atinja 90% de cobertura vacinal”, completa.