Com aumento 102% em hospitalizações, 17 regiões Covid recebem Avisos do governo estadual

Estado dobrou o número de internações a cada 100 mil habitantes em pouco mais de uma semana

Foto: Alex Rocha/PMPA

O governo do Rio Grande do Sul, através do Gabinete de Crise, voltou a emitir Avisos à maioria das regiões do mapa de risco para a Covid, nesta quarta-feira. Durante reunião, 17 das 21 áreas foram classificadas com o indicador, que é o primeiro passo do Sistema 3As de Monitoramento e significa uma chamada de atenção.

Nesse caso, a classificação está relacionada as hospitalizações, que registraram aumento de 102,7% em pouco mais de uma semana. De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (SES), em 24 de julho, eram 7,3 novas hospitalizações acumuladas em sete dias para cada 100 mil habitantes em solo gaúcho. No entanto, na última terça, esse número saltou para 14,8, conforme dados do Siverp Gripe.

As únicas regiões que não receberam notificações após reunião nesta tarde foram as de Canoas, Novo Hamburgo, Santa Rosa e Taquara.

Transporte

No encontro, coordenado pelo vice-governador Ranolfo Vieira Júnior, o Gabinete de Crise decidiu aumentar a capacidade de ocupação nos transportes coletivo e rodoviário. Para o coletivo (municipal, metropolitano, comum, ferroviário e aquaviário), a lotação máxima passou de 60% para 90%. Já para o transporte rodoviário (fretado, metropolitano executivo, intermunicipal e interestadual) vai poder comportar 100% da capacidade – até então, o índice permitido era de 75%. Conforme o Gabinete de Crise, a mudança requer o respeito aos protocolos obrigatórios, como uso de máscara e ventilação para a renovação do ar.

Educação

O grupo voltou à discussão sobre a redução da distância em sala de aula para 1 metro entre as pessoas. Sobre o assunto, o órgão destacou que a alteração vai implicar em mudanças de portarias e decretos, o que deve acontecer nos próximos dias, entrando em vigor após as respectivas publicações.

Eventos

Em relação aos eventos, o Gabinete de Crise informou que vai seguir monitorando os indicadores de internações para que as mudanças nos protocolos possam acontecer em um momento oportuno, que garanta segurança para trabalhadores e população.

Regiões que receberam Avisos

Santa Maria, Uruguaiana, Canoas, Guaíba, Porto Alegre, Santo Ângelo, Cruz Alta, Ijuí, Palmeira das Missões, Erechim, Passo Fundo, Pelotas, Bagé, Caxias do Sul, Cachoeira do Sul, Santa Cruz do Sul e Lajeado.