Sobe para oito o número de casos da variante Delta no Rio Grande do Sul

Secretaria Estadual de Saúde confirmou novas contaminações em Santana do Livramento e Canoas; casos reportados pela Prefeitura de Montenegro ainda não tiveram confirmação oficializada

Foto: Reprodução

A Secretaria Estadual de Saúde (SES) confirmou, nesta segunda-feira, mais três casos da variante Delta no Rio Grande do Sul. As contaminações, conforme o Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs) foram registradas em Santana do Livramento e Canoas.

No município da fronteira Oeste do Rio Grande do Sul, duas pessoas testaram positivo para a cepa. Na cidade da região Metropolitana, a variante infectou uma pessoa.

Com a nova atualização, subiu para oito o número de gaúchos contaminados pela Delta, considerada por especialistas mais transmissível, mas ainda sem estudos que comprovem a a gravidade. A SES ainda não contabiliza os dois casos confirmados pela Prefeitura de Montenegro nesta tarde, apesar de considerá-los prováveis, após exames realizados pelo Cevs indicarem a probabilidade.

Segundo o órgão, as amostras serão enviadas para a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), no Rio de Janeiro, para que seja realizado o sequenciamento genético para que os casos sejam confirmados, oficialmente.

Além dos casos do município do Vale do Caí, outros 25 também serão enviados para a Fiocruz nesta terça. Outros nove seguem aguardando resultado de exames na fundação.

Ministério da Saúde

Na contagem do Ministério da Saúde (MS), divulgada na última sexta, o Rio Grande do Sul aparece com 16 casos confirmados da variante Delta. No entanto, o órgão alega que os números podem sofrer alterações após investigação feita pelas gestões locais. Além da quantidade referente ao Estado, a pasta contabiliza mais 233 casos positivos para a nova cepa, espalhados em mais dez estados do país.

Casos Delta RS confirmados:

4 – Santana do Livramento – dois confirmados por sequenciamento genético completo pelo governo uruguaio e dois confirmados por sequenciamento parcial pelo Cevs mais vínculo epidemiológico com os anteriores. Já os últimos dois são casos importados – pacientes vieram do exterior;
2 – Gramado – um confirmado por sequenciamento genético completo pela Fiocruz e um confirmado por sequenciamento genético parcial pelo Cevs mais vínculo epidemiológico com o caso anterior;
Nova Bassano – confirmado por sequenciamento genético completo pelo Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC), no Rio de Janeiro – caso importado, paciente diagnosticado no Estado do Rio de Janeiro;
Canoas –  confirmado por sequenciamento genético completo pela Fiocruz.

Aguardando retorno da Fiocruz:

Gramado – vínculo epidemiológico com o primeiro caso confirmado no município;
3 – Sapucaia do Sul – identificado por sequenciamento genético parcial pelo Cevs;
2 – Esteio – identificado por sequenciamento genético parcial pelo Cevs;
Alvorada – identificado por sequenciamento genético parcial pelo Cevs;
Passo Fundo – identificado por sequenciamento genético parcial pelo Cevs;
São José dos Ausentes – identificado por sequenciamento genético parcial pelo Cevs;

Amostras que serão enviadas para a Fiocruz na próxima terça-feira (3/8) identificadas por sequenciamento genético parcial pelo Cevs:
Alvorada
4 – Canoas
Capão da Canoa
Caxias do Sul
2 – Esteio
Gramado
Guaíba
2 – Montenegro
Novo Hamburgo
3 – Passo Fundo
Porto Alegre
São Leopoldo
6 – Sapucaia do Sul
Triunfo
Viamão