Sem máscara, Bolsonaro recebe visita de presidente de Portugal

Uso de equipamento de proteção individual tornou-se um ponto que distinguiu comitivas durante almoçoc

Foto: Marcos Corrêa / PR

O presidente Jair Bolsonaro recebeu, nesta segunda-feira, a visita do presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, que participou de um almoço no Palácio da Alvorada. Durante o encontro, Bolsonaro não usou máscara, prática recomendada para evitar a propagação do coronavírus. Ao contrário do brasileiro, o presidente português e a delegação do país usaram a proteção facial. As informações foram divulgadas pelo jornal O Estado d S.Paulo.

O chefe de Estado brasileiro não esconde a contrariedade em usar o equipamento de proteção e já tentou desobrigar o uso, algo que contraria o que recomenda a Organização Mundial da Saúde (OMS) para conter a expansão do vírus.

Participaram do almoço, ainda, o vice-presidente Hamilton Mourão e os ministros Carlos França (Relações Exteriores), Ciro Nogueira (Casa Civil), Tereza Cristina (Agricultura, Pecuária e Abastecimento) e Augusto Heleno (Gabinete de Segurança Institucional). Todos sem máscara.

O presidente de Portugal veio ao Brasil para participar da reinauguração do Museu Nacional da Língua Portuguesa. O evento ocorreu no sábado e contou com as participações dos ex-presidentes Michel Temer e Fernando Henrique Cardoso. O Planalto não enviou representantes.

Rebelo também teve um encontro com o ex-presidente Luiz Inácio do Lula da Silva na capital paulista. Bolsonaro não participou da reabertura do museu, fechado desde dezembro de 2015, quando sofreu um incêndio. No mesmo dia, o presidente participou de um passeio de moto no interior de São Paulo.

Na semana passada, Bolsonaro recebeu o presidente de Cabo Verde, Jorge Carlos Fonseca, que também veio ao Brasil para a reabertura do museu.