Relatório pós evento-teste em Porto Alegre aponta duas pessoas contaminadas pelo coronavírus

Foram testados 156 participantes. Mesmo patamar havia sido registrado em diagnósticos realizados antes do evento

Foto: Cesar Lopes/PMPA

O evento-teste do último domingo, na Casa NTX, em Porto Alegre, registrou duas pessoas positivadas para Covid-19 após a festa. Conforme dados do relatório da Vigilância em Saúde da prefeitura, foram testados 156 participantes, representando taxa de 1,3% de resultado positivo para a doença. O mesmo patamar havia sido registrado nos diagnósticos realizados antes do evento.

O resultado, segundo o diretor da Vigilância em Saúde, Fernando Ritter, reforça a convicção da prefeitura no plano de reabertura e retomada de grandes eventos, apresentado ao Gabinete de Crise do governo estadual em 14 de julho.

Uma reunião na Câmara de Vereadores, na próxima quinta-feira, deve determinar quais provisões serão tomadas para que shows, espetáculos e jogos de futebol possam voltar a ser realizados com público na Capital. O governo do Estado adiantou, nesta quinta, que prevê a liberação a partir da próxima semana.

“Não houve uma explosão de casos pós festa. A testagem pré retirou um bom número de positivos. Se traçarmos um paralelo com o controle sanitário feito por duas semanas no Aeroporto Salgado Filho, em que aproximadamente 1% dos testados eram positivos, parece que é um número bem presente atualmente na população”, disse Ritter