Governo do RS sinaliza retorno de eventos, shows e estádios com público a partir da semana que vem

Pedido partiu da Prefeitura de Porto Alegre. Mais uma reunião para discutir as regras específicas ocorre na próxima quinta-feira, na Câmara de Vereadores

Foto: Orestes de Andrade Jr. / Divulgação

O governo do Rio Grande do Sul confirmou, nesta quinta-feira, que grandes eventos com público poderão começar a ser liberados a partir da semana que vem. A flexibilização, no entanto, está condicionada à análise dos resultados de um evento-teste realizado no último domingo, em Porto Alegre. Nesta quarta-feira, o Gabinete de Crise autorizou a reabertura do Auditório Araújo Vianna, solicitada pela prefeitura de Porto Alegre e pela Opinião Produtora, com a presença de 2.122 pessoas (metade da capacidade).

“Estamos observando que a vacina funciona, mas não podemos permitir uma liberação desordenada sob risco de criarmos novas variantes do coronavírus. Queremos fazer essa flexibilização, mas com todas as medidas sanitárias e em um movimento sem ida e vinda. Portanto, vamos esperar o momento certo, depois da análise do resultado desse primeiro evento-teste. A liberação vai ocorrer, mas ainda precisamos discutir como”, esclareceu o coordenador do Gabinete de Crise, Marcelo Alves, em reunião na Câmara de Vereadores de Porto Alegre. O encontro havia sido proposto pelos vereadores Mauro Pinheiro (PL) e Ramiro Rosário (PSDB).

A partir dos resultados, explicou o governo, vai haver a avaliação da quantidade de público liberada, entre outras condicionantes. O evento-teste contou com presença de 600 pessoas na Casa NTX, na zona Norte da cidade.

Das 600 pessoas que compraram ingressos, 24 não compareceram à testagem no sábado e nove apresentaram resultado positivo para Covid-19. No dia do evento-teste, cerca de 200 participantes foram retestados e um testou positivo. Agora, está sendo feito um acompanhamento pós-evento, com a testagem de 200 participantes para ver quem pode ter contraído o vírus.

Uma nova reunião para discutir as regras específicas do retorno do público a eventos, shows e partidas de futebol ficou marcada para a próxima quinta-feira, 5 de agosto, às 14h, na Câmara de Vereadores.

No início da noite desta quinta, a Prefeitura de Porto Alegre voltou, em nota, a defender o plano de retomada de grandes eventos, apresentado ao governo estadual. Veja o texto, na íntegra:

A Prefeitura de Porto Alegre reforça que ainda aguarda posicionamento oficial do Governo do Estado quanto à retomada de grandes eventos. Há duas semanas, a Capital e os demais municípios que integram a R10 (Cachoeirinha, Alvorada, Gravataí, Viamão e Glorinha) apresentaram ao Gabinete de Crise um plano concreto com novos protocolos sanitários para reabertura gradativa do setor, um dos mais afetados pela pandemia. No dia 23 de julho, o Município atendeu à solicitação estadual e respondeu aos questionamentos e dúvidas levantadas em reunião técnica realizada no dia anterior (22).

O Executivo reafirma sua convicção que o cronograma apresentado é seguro e segue a coerência da gestão municipal que, desde o início do ano, trabalha para reabrir as atividades econômicas de forma gradual e sem retrocessos.