Covid-19: Porto Alegre mantém faixa de 31 anos ou mais para vacinação nesta terça

Volume baixo de doses leva a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) a concentrar a vacinação em apenas seis unidades de saúde

Foto: Guilherme Almeida/Correio do Povo

A prefeitura de Porto Alegre mantém em 31 anos ou mais a faixa etária apta para a primeira dose contra a Covid-19, nesta nesta terça-feira. O volume baixo de doses leva a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) a concentrar a vacinação em apenas seis unidades de saúde. Nenhum drive-thru opera nesta terça.

A SMS aguarda a chegada de mais remessas para ampliar o público a ser vacinado. Nesse domingo, o governo estadual informou o Rio Grande do Sul vai receber mais cinco lotes, de três fabricantes, até quiarta-feira. Cerca de 215 mil doses da AstraZeneca devem desembarcar nesta terça e mais 114 mil da Pfizer e 156 mil da CoronaVac, na quarta.

Porto Alegre mantém nesta terça a vacinação de adolescentes com comorbidades – de 12 a 17 anos -, gestantes e puérperas, usando a dose da Pfizer. Seis unidades específicas oferecem essa possibilidade: Bananeiras, Macedônia, Primeiro de Maio, Rubem Berta, Santo Alfredo e Tristeza.

A imunização também continua para os públicos já contemplados anteriormente na campanha: profissionais de saúde e de apoio à saúde, pessoas com deficiência a partir de 18 anos, pessoas com comorbidades a partir de 18 anos, funcionários das escolas municipais, estaduais e particulares de ensino infantil, fundamental, médio, técnico e superior, gestantes e puérperas, cuidadores de crianças ou adolescentes com deficiência permanente e lactantes (que estejam amamentando bebês com até 12 meses).

Para receber a primeira dose, todos os públicos devem apresentar documento de identidade com CPF e comprovante de residência em Porto Alegre. Para profissionais de saúde ou da educação, é preciso documento que comprove o vínculo de trabalho em Porto Alegre. Para o grupo das comorbidades e deficiências, é necessário comprovar a condição (exceto Síndrome de Down).

Segunda dose

Segue disponível a segunda dose em 32 unidades de saúde e 13 farmácias parceiras para todos que estejam com o esquema vacinal em atraso da Coronavac e quem recebeu AstraZeneca há pelo menos dez semanas.

Para segunda dose, é necessário levar identidade com CPF e carteira com registro da primeira aplicação.

Agendamento 

Também é possível agendar, pelo aplicativo 156+POA, a primeira dose e, no caso da AstraZeneca, a segunda. Veja detalhes abaixo:

O quê: primeira dose contra a Covid-19 
Público: pessoas com 31 anos ou mais; profissionais de saúde e de apoio à saúde; pessoas com deficiência a partir de 18 anos; pessoas com comorbidades a partir de 18 anos; funcionários das escolas municipais, estaduais e particulares de ensino infantil, fundamental, médio, técnico e superior; gestantes e puérperas, cuidadores de crianças ou adolescentes com deficiência permanente e lactantes (que estejam amamentando bebês com até 12 meses).
Onde: seis unidades de saúde (São Carlos, Assis Brasil, Modelo, Glória, Álvaro Difini e IAPI)
Horário: 8h às 17h
Endereços: confira no link

Onde: App 156+POA (agendas para as unidades São Carlos, Morro Santana e Tristeza)
Horário: 18h às 21h

O quê: segunda dose da Coronavac/Butantan
Público: residentes em Porto Alegre que estão com o esquema vacinal em atraso
Onde: 12 unidades de saúde
Horário: 8h às 17h
Endereços: confira no link

O quê: segunda dose da AstraZeneca/Oxford
Público: pessoas que receberam a primeira dose há 10 semanas
Onde: 32 unidades de saúde e 13 farmácias parceiras
Horário: 8h às 17h (nas unidades de saúde) e das 9h às 17h (nas farmácias parceiras)
Endereços: confira no link

Onde: App 156+POA (agendas para as unidades Belém Novo, Diretor Pestana, Nossa Senhora de Belém, Santo Alfredo, São Cristóvão e Vila Jardim)
Horário: 10h às 19h