Porto Alegre mantém faixa de 31 anos ou mais para vacina contra a Covid-19 nesta segunda

Decisão decorre do baixo volume de doses disponíveis na cidade

Foto: Guilherme Almeida/CP

A prefeitura de Porto Alegre mantém o público prioritário de vacinação da primeira dose contra Covid-19 nesta segunda-feira até a faixa de 31 anos ou mais. A decisão decorre do baixo volume de doses disponíveis na cidade.

A aplicação da primeira dose fica concentrada em 12 unidades de saúde. Não vai haver drive-thru. A Secretaria Municipal de Saúde também retoma a vacinação para adolescentes com comorbidades, gestantes e puérperas.

A imunização continua para os públicos já contemplados anteriormente na campanha: profissionais de saúde e de apoio à saúde, pessoas com deficiência a partir de 18 anos, pessoas com comorbidades a partir de 18 anos, funcionários das escolas municipais, estaduais e particulares de ensino infantil, fundamental, médio, técnico e superior, gestantes e puérperas, cuidadores de crianças ou adolescentes com deficiência permanente e lactantes (que estejam amamentando bebês com até 12 meses).

Para receber a primeira dose, todos os públicos devem apresentar documento de identidade com CPF e comprovante de residência em Porto Alegre. Para profissionais de saúde ou da educação, é preciso documento que comprove o vínculo de trabalho em Porto Alegre. Para o grupo das comorbidades e deficiências, é necessário comprovar a condição (exceto Síndrome de Down).

Segunda dose

Segue disponível ainda a segunda dose em 32 unidades de saúde e 13 farmácias parceiras, para todos que esteja,m com o esquema vacinal em atraso da Coronavac e quem recebeu AstraZeneca há pelo menos dez semanas.

Para segunda dose, é necessário levar identidade com CPF e carteira com registro da primeira aplicação.

Veja o serviço completo:

O quê: primeira dose contra a Covid-19 

Público: pessoas com 31 anos ou mais; profissionais de saúde e de apoio à saúde; pessoas com deficiência a partir de 18 anos; pessoas com comorbidades a partir de 18 anos; funcionários das escolas municipais, estaduais e particulares de ensino infantil, fundamental, médio, técnico e superior; gestantes e puérperas, cuidadores de crianças ou adolescentes com deficiência permanente e lactantes (que estejam amamentando bebês com até 12 meses).

Onde: 12 Unidades de Saúde

Horário: 8h às 17h

Endereços: confira no link

Onde: App 156+POA (agendas para as unidades São Carlos, Morro Santana e Tristeza)

Horário: 18h às 21h

O quê: segunda dose da Coronavac/Butantan

Público: residentes em Porto Alegre que estejam com o esquema vacinal em atraso

Onde: 12 unidades de saúde

Horário: 8h às 17h

Endereços: confira no link

O quê: segunda dose da AstraZeneca/Oxford

Público: pessoas que receberam a primeira dose há 10 semanas

Onde: 32 unidades de saúde e 13 farmácias parceiras

Horário: 8h às 17h (nas Unidades de Saúde) e das 9h às 17h (nas farmácias parceiras)

Endereços: confira no link

Onde: App 156+POA (agendas para as unidades Belém Novo, Diretor Pestana, Nossa Senhora de Belém, Santo Alfredo, São Cristóvão e Vila Jardim)

Horário: 10h às 19h