Licença para uso de arma cresce 67% no país no 1º semestre; RS é o segundo do ranking

Dados foram obtidos junto à PF pela agência Fiquem Sabendo

Foto: Fernando Frazão / Agência Brasil / CP

A Polícia Federal liberou a civis o equivalente a 419 armas de fogo por dia no Brasil durante o primeiro semestre de 2021. A quantidade, que totalizou 76.329 novas armas em circulação, representa crescimento de 67% ante os primeiros seis meses do ano passado. Essa é a maior taxa em pelo menos 13 anos, demonstrando a alta vertiginosa sentida sob a gestão Jair Bolsonaro, defensor de maior acesso a armas pela população civil.

A elevação nas concessões destinadas a cidadãos comuns ocorreu em todos os estados, mas, em números absolutos, Minas (10.916), Rio Grande do Sul (8.499) e Santa Catarina (6.460) lideraram as licenças no primeiro semestre.

Em termos proporcionais à população, Rondônia (16,9 novas armas por 10 mil habitantes), Mato Grosso (15,8) e Acre (12,8) aparecem à frente. Os dados foram obtidos junto à PF pela agência Fiquem Sabendo, especializada no acesso a informações públicas, e reportados neste domingo pelo jornal O Estado de S.Paulo.

Os números dizem respeito a armas concedidas na categoria “cidadão”, que representa civis buscando a autorização para arma própria, geralmente com intuito de defesa pessoal. Armas concedidas a órgãos de segurança pública ou ao Judiciário são contabilizadas em outras categorias pela PF.

Para Natália Pollachi, gerente de projetos do Instituto Sou da Paz, um dos motivos é a flexibilização por meio de portarias e decretos facilitando o acesso. Desde o início da gestão Bolsonaro, são 31 alterações de normas, conforme um estudo do Sou da Paz.

Divulgado este mês, o Anuário Brasileiro de Segurança Pública apontou aumento de armas de fogo no País como uma das explicações para a escalada de mortes violentas. Houve ainda mais armas de fogo em assassinatos registrados: 78% deles tiveram uso do instrumento. Em 2019, foram 72,5%.