Fiscais desfazem aglomerações na Cidade Baixa e Moinhos de Vento, em Porto Alegre

Também foram registradas ocorrências no Auxiliadora e Centro Histórico

Fiscalização também percorreu a região das Ilhas, que preocupa desde desabamento de deck. Foto: Cesar Lopes/PMPA

As equipes de fiscalização da Guarda Municipal voltaram a intervir em aglomerações nas ruas de Porto Alegre, registradas entre a noite da sexta-feira e a madrugada deste sábado (24). As infrações mais graves ao decreto que impõe medidas sanitárias para o controle da Covid-19 aconteceram nos bairros Cidade Baixa e Moinhos de Vento.

No primeiro, a concentração aconteceu entre as ruas da República e General Lima e Silva. Pelo menos 400 jovens foram orientados a voltar para casa após a chegada dos agentes. Enquanto isso, no segundo, a ação teve como foco a rua Padre Chagas – onde cerca de 100 pessoas estavam reunidas, sem máscaras, enquanto consumiam bebidas alcoólicas.

“Sabemos que os fatores climáticos influenciam na presença das pessoas nas ruas, nos bares, enfim. Tivemos uma movimentação relativamente intensa nestas regiões, mas só dois pontos de aglomerações que foram desfeitos de forma pacífica”, relata o subcomandante da Guarda Municipal, Franklin dos Santos Filho.

Na avenida Nova York, no bairro Auxiliadora, a fiscalização autuou um estabelecimento que estava prestes a fechar. Isso porque, no local, as pessoas estavam em pé, sem máscaras e aglomeradas. Outro foco dos agentes foi a região das Ilhas – que, no último domingo, chamou a atenção das autoridades em razão do desabamento de um deck.

“Não constatamos nenhum tipo de atividade, ou festa, por lá. Sobretudo nas marinas, né? Todas estavam fechadas. Voltaremos a atuar nestes locais hoje à noite. Normalmente o sábado traz um pouco menos de movimento do que a sexta-feira. Ainda assim, há a expectativa de que tenhamos muitas pessoas nas ruas”, afirma Franklin.

Denúncias

Também participam da operação, que possui caráter permanente, homens e mulheres da Brigada Militar, Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) e Diretoria Geral de Fiscalização. A orientação é de que eventuais denúncias de aglomerações – nas ruas ou em estabelecimentos comerciais – sejam encaminhadas pelos telefones 153 e 156.