Vacinação a partir de 12 anos contra a Covid-19 tem grande movimento em Porto Alegre

Seis postos de saúde realizaram a imunização nos adolescentes com a vacina da Pfizer

Foto: Guilherme Almeida/Correio do Povo

A movimentação dos adolescentes de 12 anos ou mais foi intensa na manhã desta sexta-feira nos seis postos de saúde que realizam vacinação contra a Covid-19 em Porto Alegre. Os jovens que receberam a primeira dose da Pfizer estavam na companhia dos pais. A aplicação da vacina foi feita nas unidades de saúde Bananeiras, Macedônia, no bairro Restinga; Primeiro de Maio, no bairro Cascata; Rubem Berta, na zona Norte da Capital; na Santo Alfredo, no bairro Partenon; e na Tristeza, na avenida Wenceslau Escobar.

No posto de saúde Bananeiras, na avenida Aparício Borges, na zona Leste da Capital, Amanda Ferreira, 12 anos, acompanhada da mãe Suzana Ferreira, disse que estava feliz por ser imunizada. Já Renato Mendonça, 12 anos, que foi acompanhado dos pais Jaqueline e Luiz Carlos de Mendonça, afirmou que estava controlando o dia da vacina. “Confesso que estava um pouco ansioso. Deu tudo certo”, revelou o adolescente. No mês de outubro, os jovens desta faixa etária farão a segunda dose do imunizante da Pfizer.

Para receberem a vacina, os adolescentes necessitam apresentar um documento de identidade, um comprovante médico(receita, laudo de exame, laudo ou relatório médico) e um comprovante de residência em Porto Alegre – que pode ser no nome dos pais ou responsáveis. Também é possível apresentar uma declaração de próprio punho do proprietário da casa, afirmando que o adolescente mora na residência, além de um comprovante de residência em nome do proprietário – conta de luz, água ou telefone.

As comorbidades contempladas na vacinação são: obesidade grave, pneumopatias crônicas graves, imunodeprimidos, hemoglobinopatia grave, doença cardiovascular, doença neurológica crônica e diabete Mellitus. A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) recebeu 4.452 doses da Pfizer que foram destinadas à imunização de adolescentes dos 12 aos 17 anos com comorbidades.

A vacina é o único imunizante contra o coronavírus autorizado para aplicação no grupo pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). A priorização deste público na campanha de vacinação foi definida em reunião da Comissão Intergestores Bipartite (CIB).