Sindicância vai ter 30 dias para esclarecer incêndio na SSP

Cinco servidores foram designados para o trabalho

Foto: Alina Souza / CP

O vice-governador e secretário estadual da Segurança Pública, Ranolfo Vieira Júnior, assinou nesta sexta-feira uma portaria que determina 30 dias de prazo para que uma sindicância administrativo-disciplinar apure as causas e os danos provocados pelo incêndio e desabamento do prédio-sede da Pasta, em 14 de julho, em Porto Alegre.

Foram designados para esse trabalho cinco servidores públicos: a promotora Jucilene Cardoso Pereira, coordenadora setorial junto à Secretaria da Segurança Pública; a perita criminal Sheila Cristina Wendt, do Instituto-Geral de Perícias; o analista jurídico Guilherme Machado do Amaral, da Secretaria da Administração Penitenciária (Seapen); o engenheiro Ricardo Todeschini, coordenador estadual de Obras Públicas da Secretaria de Obras e Habitação; e o tenente-coronel Rafael Luft, da Brigada Militar, assessor especial do Gabinete da Casa Civil.

Além da destruição da sede da SSP, o incêndio resultou na morte de dois bombeiros militares: o 1º tenente Deroci de Almeida da Costa, de 46 anos, e o 2º sargento Lúcio Ubirajara de Freitas Munhós, de 51. Os corpos foram localizados, na noite de quarta-feira, depois de uma semana de buscas nos escombros, pelas equipes de resgate do Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul (CBMRS).

Almeida e Munhós tiveram os corpos cremados, nessa quinta, depois de um cortejo com honras militares. O governador Eduardo Leite e o prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo, decretaram três dias de luto oficial.