Quase 35% das cidades não registraram mortes por Covid-19 nesta semana, mostra estudo

Levantamento contou com a participação de gestores de 3.181 municípios entre os dias 19 e 22 de julho

Foto: Guilherme Almeida/Correio do Povo

A 18ª edição da pesquisa sobre o cenário da Covid-19 no Brasil, realizada pela Confederação Nacional de Municípios (CNM), apontou que 34,4% – o que equivale a 1.689 – das cidades brasileiras que participaram do levantamento não registraram mortes pela doença nesta semana. Ao todo, o balanço teve o retorno de 3.181 gestores, entre os dias 19 e 22 de julho.

Entre as cidades que tiveram óbitos, 527 responderam que o número de vidas perdidas caiu, em relação à semana anterior. Em 310 municípios, o indicador aumentou. Outras 606 cidades relataram estabilidade.

Em 531 municípios, contudo, o número de casos novos de coronavírus cresceu. Em 1.095 os números ficaram estávei e, em 1.310, houve diminuição. Esse indicador, segundo a CNM, é motivo de preocupação, já que essa é a quarta semana seguida em que a média de contaminados se mantém em nível elevado.

A pesquisa também questionou os prefeitos sobre a falta de doses, com 797 gestores relatando não ter recebido imunizantes nesta semana. Ainda em relação à campanha de vacinação, 2.541 gestores municipais responderam que pretendem vacinar adolescentes a partir dos 12 anos com comorbidades – com as vacinas autorizadas pela Anvisa – e outros 364 disseram não ter intenção de iniciar a imunização desse grupo enquanto não tiverem vacinado toda a população acima dos 18.

A CNM também questionou os participantes sobre a previsão da abertura das escolas da rede pública de ensino. Em 1.226 municípios, a previsão é que as aulas comecem em agosto, já em 939 às aulas já recomeçaram, enquanto em 563 cidades ainda não há previsão de retorno.

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Sair da versão mobile