Olimpíadas de Tóquio são oficialmente abertas com acendimento da pira

Estádio Olímpico recebeu, nesta sexta-feira, a cerimônia de abertura dos jogos, cujo slogan é 'Unidos pela Emoção'

Foto: Comitê Olímpico Internacional/Divulgação

Um dos grandes momentos da cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos Tóquio 2020 foi o acendimento da pira que simboliza o início do maior evento esportivo do mundo. E esse momento foi protagonizado pela tenista japonesa Naomi Osaka. Já no Estádio Olímpico de Tóquio, a tocha passou pelas mãos de ex-atletas, profissionais da saúde, alunos de escolas atingidas por tsunamis e outras personalidades japonesas, até chegar para acender a pira.

A cada quatro anos, o acendimento da pira olímpica é sempre muito aguardado pelo público, mas nesta edição as atenções foram ainda mais especiais, porque há 57 anos, quando Tóquio recebeu pela primeira vez os Jogos Olímpicos, esse momento foi histórico. Na ocasião, quem acendeu a chama foi o atleta Yoshinori Sakai, que nasceu em 6 de agosto de 1945, durante os ataques atômicos na cidade de Hiroshima, na Segunda Guerra Mundial.

A caminhada para levar a tocha olímpica para acender a pira no Estádio Olímpico de Tóquio começou no dia 25 de março, na cidade de Fukushima, no nordeste do Japão, e foi carregada em um revezamento que envolveu cerca de 10 mil pessoas durante 121 dias.

No Rio de Janeiro, sede da última Olimpíada, a prefeitura acendeu, na quinta-feira (22), uma réplica da pira olímpica do Jogos Rio 2016 em uma cerimônica que contou com a presença do cônsul-geral do Japão, Ken Hashiba. A chama deve permanecer acesa durante todo o evento em Tóquio.