MPF abre inquérito sobre propina em negociação de vacina da Covid

Procuradora cita que há diligências a serem tomadas para se formar uma convicção do caso e determinou apuração

Roberto Dias. Foto: Pedro França/Agência Senado

O Ministério Público Federal do Distrito Federal abriu um inquérito civil para apurar se o então diretor de logística do Ministério da Saúde Roberto Ferreira Dias pediu ou não propina para a compra de vacinas contra a Covid-19 pelo governo brasileiro. As informações foram divulgadas pela Agência Reuters.

Em portaria publicada no Diário Oficial, a procuradora da República Melina Castro Montoya Flores cita que há diligências a serem tomadas para se formar uma convicção do caso e determinou a conversão da apuração preliminar em um inquérito civil.

O objetivo é “apurar possíveis atos de improbidade administrativa praticados pelo então diretor de Logística do Ministério da Saúde, Roberto Ferreira Dias, e outros agentes públicos e privados, em razão de suposta solicitação de vantagem econômica indevida de 1 dólar por dose de vacina, em negociação para aquisição de vacinas contra a covid-19, travada com Luiz Paulo Dominguetti Pereira, suposto representante da empresa Davati Medical Supply”, menciona o documento.

Em nota, a defesa de Roberto Dias afirmou que a decisão vai permitir esclarecer o caso. “A abertura de inquérito pela Procuradoria da República no DF para investigar o suposto pedido de propina, foi recebido como uma oportunidade ímpar para esclarecer os fatos, oportunizando a manifestação de todos envolvidos para desmascarar a mentira criada por Luís Dominguetti”, argumenta o comunicado.

O caso envolvendo o suposto pedido de propina, revelado em reportagem do jornal Folha de S.Paulo, levou o Ministério da Saúde a exonerar o dirigente.

Dias posteriormente depôs na CPI da Covid do Senado, negando as acusações. Ele chegou a ser alvo de um pedido de prisão determinado pelo presidente da comissão, senador Omar Aziz (PSD-AM), por considerar que cometeu crime de falso testemunho. Posteriormente, o ex-diretor teve a prisão relaxada mediante o pagamento de fiança.

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Sair da versão mobile