Ministério da Saúde recebe 4,8 milhões de doses de vacina

Foram 1 milhão da CoronaVac e 3,8 milhões da CoronaVac. Estados e Distrito Federal vão receber imunizantes nos próximos dias

Foto: Governo SP / R7

O Ministério da Saúde anunciou ter recebido, somente, nesta sexta-feira, um total de 4,8 milhões de doses de vacinas contra a covid-19. Foram 1 milhão da CoronaVac/Butantan e 3,8 milhões da Astrazeneca/Fiocruz. A expectativa, segundo o ministério, é distribuir os imunizantes para todos os estados e o Distrito Federal nos próximos dias.

Em relação às vacinas AstraZeneca, a Fiocruz informou que o insumo foi liberado em duas remessas: 197 mil doses diretamente para o estado do Rio de Janeiro e o restante para o almoxarifado do Ministério da Saúde.

Segundo a Fiocruz, do total de imunizantes entregues até agora, 74,2 milhões de doses foram processadas em Bio-Manguinhos e 4 milhões importadas prontas, do Instituto Serum, da Índia.

Balanço

Nesta sexta-feira, o Brasil atingiu a marca de mais de 130 milhões de doses de vacinas aplicadas, de acordo com o ministério. Desse total, 93,6 milhões de pessoas receberam a 1ª dose – 58,5% do público-alvo definido pela pasta, de 160 milhões.

Segundo a pasta, mais de 600 milhões de doses estão contratadas até o fim de 2021, após acordos com diferentes laboratórios. Somente em agosto, está prevista a chegada de mais de 63 milhões de doses. Até o momento, mais de 164 milhões de doses foram distribuídas a todos os estados e o Distrito Federal.