Energia: Ministério alerta para “situação desafiadora” até novembro

País registra pior crise hídrica em 91 anos e Operador Nacional do Sistema fala em "esgotamento"; duas novas campanhas alertarão para urgência da economia de água

Foto: Eletrobrás / Divulgação

Diante do último cenário traçado pelo Operador Nacional do Sistema (ONS), de “esgotamento”, até novembro, dos recursos para produção de energia, duas novas campanhas públicas serão lançadas nos próximos dias, alertando a população para a necessidade urgente de economia de água.

Outros mecanismos de compensação podem ser acionados de forma escalonada, pelo Ministério de Minas e Energia, para enfrentar os próximos meses, quando o Brasil tende a viver “uma situação desafiadora”, segundo fonte ligada ao ministro Bento Albuquerque que, neste momento, representa o Brasil em um encontro do G-20, na Itália.

“Temos sido transparentes e vamos continuar assim. O alerta está sendo dado desde dezembro. Vivemos a pior crise hídrica em 91 anos”, explica a fonte da área técnica, em declarações para o portal R7. No entanto, tanto o governo federal, quanto a ONS, dizem que o abastecimento está “garantido”. As duas campanhas serão de responsabilidade da Procel/Eletrobrás e da Abrad/Aneel, e devem ser amplamente veiculadas já em agosto.

Entre as medidas sugeridas pelo gestor nacional, “a utilização dos reservatórios das usinas hidrelétricas das bacias do Rio Grande e do São Francisco, para garantir a segurança de atendimento eletroenergético do País”. Outra orientação do ONS ao governo federal é a compra de energia adicional de usinas que não tenham contrato de venda vigentes. São as chamadas Merchants, cujo foco é a geração excedente.

O documento da ONS alerta para “sobras bastante reduzidas no mês de outubro, com esgotamento de praticamente todos os recursos no mês de novembro”.