Velório de bombeiros encontrados em prédio da SSP ocorre nesta tarde

Bombeiros serão homenageados com a medalha do Mérito Farroupilha em agosto

Foto: Alina Souza/CP

O velório dos bombeiros 1º tenente Lúcio Ubirajara de Freitas Munhos, 51 anos, e sargento Deroci de Almeida da Costa, 46 anos, vai ocorrer na sede do 1º Batalhão de Bombeiro Militar, na Capital, durante a tarde desta quinta-feira. As homenagens fúnebres começam ao meio-dia, segundo a Secretaria da Segurança Pública (SSP) do Estado.

Os servidores foram encontrados nessa quarta-feira no prédio da SSP, consumido por incêndio de grandes proporções, após uma semana de buscas. O corpo do 1º tenente foi encontrado no começo da noite de ontem, e do sargento foi retirado dos escombros quase na madrugada de hoje. Mais de cem homens e cães farejadores trabalhavam no local.

No final da manhã de hoje, o governador Eduardo Leite decretou luto oficial de três dias no Rio Grande do Sul pela morte dos bombeiros. O decreto será publicado em edição extra do Diário Oficial do Estado.

Mais cedo foi a vez do prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo, que também decretou luto oficial de três dias em homenagem aos mortos. Além disso, a Assembleia Legislativa vai entregar a Medalha do Mérito Farroupilha às famílias dos bombeiros no começo de agosto. A honraria deverá ocorrer no auditório Dante Barone, em formato híbrido, ou em espaço aberto, de acordo com a previsão do tempo.

O governador ainda prestou homenagem ao 1º tenente e ao sargento na madrugada dessa quinta e agradeceu o Corpo de Bombeiros pelo “grande exemplo de lealdade, força e dedicação nas buscas”.

O vice-governador e secretário da Segurança, Ranolfo Vieira Júnior, lamentou a morte dos bombeiros e agradeceu o empenho dos homens da corporação nas buscas.