Termina sem decisão reunião entre governo e prefeitura sobre reabertura de eventos em Porto Alegre

De acordo com o Estado, dúvidas ainda devem ser sanadas "com a máxima brevidade"

Terminou sem decisão do governo estadual a reunião entre a prefeitura de Porto Alegre e o Gabinete de Crise, na tarde desta quinta-feira, sobre os novos protocolos sanitários para reabertura gradativa de grandes eventos na cidade. A prefeitura informou que aguarda, por parte do governo estadual, a formalização de questionamentos sobre o plano apresentado pela Região Covid 10 (Porto Alegre, Cachoeirinha, Alvorada, Gravataí, Viamão e Glorinha). “Desde a entrega do material, o município aguarda um retorno do Estado”, esclarece a prefeitura em nota.

“O Estado vai realizar a Expointer com 15 mil visitantes por dia, mas não se posiciona quanto ao cronograma proposto pela região, com protocolos ainda mais rigorosos. O setor de eventos é um dos mais afetados pela crise causada pela pandemia e emprega milhares de famílias há mais de um ano sem renda”, salienta secretário adjunto de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Porto Alegre, Vicente Perrone.

Ele também defende que Porto Alegre está em condições de implantar o plano e que a estratégia busca dar uma sinalização à sociedade, já que o cenário epidemiológico mostra estabilidade de ocupação de leitos e mais de 70% da população vacinável com primeira dose. Além disso, a prefeitura argumenta que essa “é uma forma de evitar as festas clandestinas” em meio à pandemia.

Em nota, o governo do Estado informou que a reunião técnica teve o objetivo de debater dúvidas a respeito da proposta apresentada pelo município para reabertura gradativa de grandes eventos, incluindo shows, festivais e jogos de futebol. “Encerrado o encontro, os questionamentos foram oficializados pelo Estado à prefeitura e as respostas são aguardadas com a máxima brevidade, para que possam ser discutidas e deliberadas pelo Gabinete de Crise”, completa o texto.