Roberto Jefferson ataca e pede expulsão de embaixador chinês

Ex-deputado e presidente do PTB chamou embaixador da China no Brasil de "macaco" e defendeu que Bolsonaro o expulse do país

Foto: Reprodução/Twitter

O presidente nacional do PTB, Roberto Jefferson, ex-deputado federal, delator e preso pelo esquema do mensalão, publicou nesta quinta-feira um vídeo com ataques ao embaixador da China no Brasil, Yang Wanming. O embaixador ainda não se pronunciou sobre os ataques.

O vídeo surgiu horas depois de Roberto Jefferson ter sido condenado, em segunda instância, a indenizar o ministro Alexandre de Moraes por tê-lo chamado de “Xandão do PCC”.

Nas imagens, Jefferson aparece com duas pistolas em frente a uma bandeira do Brasil. Após criticar o desarmamento, ele fala que o “monopólio da força do Estado foi uma tentativa da esquerda de nos desarmar, para impedir que nós nos defendamos”. Na sequência, ele chama o embaixador de malandro e defende que o presidente Jair Bolsonaro o expulse do país:

“Os comunistas, como esse chinês malandro, que está aí, hoje na Embaixada da China, que têm que ir embora. O presidente tem que mandá-lo embora. Ele está afrontando o presidente da República. Esse xing ling embaixador (sic)“. O ex-deputado segue e, ao final, chama o embaixador de “macaco”:

“Quando tudo tiver euxarido, nós somos a retaguarda. E só por cima do nosso cadáver é que vão implantar aqui o regime ateu marxista comunista onde um palhaço, macaco, com realismo que repete dogmas de Marx e Mao como esse embaixador da China. Dá ordens, ele é Deus, ele substitui Deus, mas eu não me ajoelho a esse macaco chinês. Só por cima do meu cadáver (sic)”.

Roberto Jefferson já defendeu a formação de milícias e a prática de tortura contra comunistas em outros vídeos publicados nas redes sociais, tendo as contas retiradas do ar algumas vezes.

As declarações repercutem, com duras críticas, entre deputados federais, como Fernanda Melchionna (PSol-RS), que compartilhou o vídeo: