Porto Alegre vacina pessoas com 31 anos e adolescentes de 12 anos com comorbidades

Veja detalhes sobre onde encontrar as doses

Foto: Cristine Rochol/PMPA

A Prefeitura de Porto Alegre amplia, a partir desta sexta-feira, o público prioritário de vacinação da primeira dose contra Covid-19, chegando a pessoas com 31 anos ou mais. Também vão ser vacinados adolescentes de 12 a 14 anos, com comorbidades. A imunização segue para os públicos que já vêm sendo contemplados na campanha.

A aplicação da primeira dose, para residentes em Porto Alegre, ocorre em 12 unidades de saúde, das 8h às 17h e no drive híbrido do Bourbon Wallig (acesso de carro ou a pé), das 9h às 17h.

A aplicação da segunda dose de Coronavac/Butantan segue disponível para todos que se começaram a se vacinar há 28 dias, em 20 unidades de saúde, das 8h às 17h. Já a aplicação da segunda dose de Oxford/AstraZeneca, ocorrer em 32 unidades de saúde, das 8h às 17h, e em 20 farmácias parceiras, das 9h às 17h.

Veja a relação de locais com vacina

Agendamento

Pessoas com 31 anos ou mais também poderão agendar a aplicação da primeira dose pelo aplicativo 156+POA. Há agendas disponíveis para esta semana nas unidades de saúde Tristeza, Morro Santana e São Carlos. O serviço é oferecido das 18h às 21h.

Também é possível agendar a aplicação da segunda dose de Oxford/AstraZeneca pelo aplicativo 156+POA. O serviço é oferecido das 10h às 19h nas unidades de saúde Vila Jardim, Nossa Senhora de Belém e Belém Novo para todas as pessoas vacinadas com Oxford/AstraZeneca há dez semanas.

Documentação

Para receber a primeira dose, todos os públicos devem apresentar documento de identidade com CPF e comprovante de residência em Porto Alegre. Para profissionais de saúde ou da educação, é preciso documento que comprove o vínculo de trabalho na Capital. Já o grupo das comorbidades e deficiência, é necessário comprovar a condição (exceto Síndrome de Down) conforme nota técnica. Gestantes podem apresentar a carteira do pré-natal.

Para segunda dose, é necessário levar identidade com CPF e carteira com registro da primeira aplicação.

Já os adolescentes com comorbidades, além do documento de identidade, devem apresentar um comprovante da doença (receita, laudo de exame, laudo ou relatório médico) e comprovante de residência em Porto Alegre (pode ser no nome dos pais ou responsáveis). Também é possível apresentar uma declaração de próprio punho do proprietário da casa, afirmando que o adolescente mora junto na residência, além de um comprovante de residência em nome do proprietário (pode ser conta de luz, água e telefone, por exemplo).

Comorbidades que garantem vacinação para adolescentes 

Obesidade grave

Pneumopatias crônicas graves

Imunodeprimidos

Hemoglobinopatia grave

Doença cardiovascular

Doença neurológica crônica

Diabete Mellitus

Confira aqui a descrição de cada comorbidade e o documento comprobatório necessário.

Locais de vacinação para adolescentes com doença crônica 

Bananeiras – Av. Coronel Aparício Borges, 2494 – Bairro Coronel Aparício Borges

Macedônia – Av Macedônia, 750 – Bairro Restinga

Primeiro de Maio – Av. Professor Oscar Pereira, 6199 – Bairro Cascata

Rubem Berta – Rua Wolfram Metzler, 675 – Bairro Rubem Berta

Santo Alfredo – Rua Santo Alfredo, 37 – Bairro Partenon

Tristeza – Av. Wenceslau Escobar, 2442 – Bairro Tristeza