Interrupção geral de serviços de internet afeta usuários no Brasil

Serviço de monitoramento detectou a falha a partir de 11h desta quinta-feira

Foto: Marcello Casal Jr. / Agência Brasil

Diversos sites e serviços brasileiros passaram por um período de instabilidade iniciado por volta de 11h desta quinta-feira, informou a plataforma internacional de monitoramento de servidores Downdetector.

Segundo o serviço, o Akamai – a maior rede de entrega de conteúdo (content delivery network, CDN na sigla em inglês) do mundo passa por dificuldades técnicas, nesta quinta. A Akamai é responsável por cerca de 30% dos servidores de distribuição de conteúdo digital da rede mundial.

Uma CDN usa redes de servidores especializados distribuídos geograficamente para acelerar a velocidade com que o usuário recebe as requisições feitas no navegador. Na prática, páginas hospedadas no Japão ou na Europa, por exemplo, são copiadas em um servidor fisicamente mais próximo do usuário para que o tempo de download da informação seja reduzido.

Serviços bancários, como os da Caixa, do Banco Safra, a corretora de valores Clear e a financeira Sicredi, ficaram inacessíveis. Também foram afetados servidores e lojas de jogos online, como a Playstation Network, da Sony, e a Steam, da Valve. As lojas virtuais Amazon e Submarino também sofreram com a interrupção, mas já tiveram o atendimento restabelecido. O MercadoLivre também passa por instabilidade, assim como o PagSeguro, do grupo UOL.

No início do mês, uma falha parecida ocorreu em outra CDN de grande porte, a Fastly Inc., e também afetou serviços financeiros, comércio e servidores de jogos online.

A Akamai informou que investiga as causas da interrupção generalizada.

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Sair da versão mobile