Estado e prefeitura da Capital fazem luto oficial de três dias pela morte de bombeiros no incêndio da SSP

Corpos foram velados na sede do 1° BBM

Foto: Felipe Dalla Valle / Palácio Piratini

O governador Eduardo Leite decretou, na manhã desta quinta-feira, luto oficial de três dias no Rio Grande do Sul pela morte de dois bombeiros militares no incêndio no prédio-sede da Secretaria da Segurança Pública (SSP). A publicação, que aparece em edição extra do Diário Oficial do Estado, vale para todo o território estadual a contar de quarta-feira até sábado. A prefeitura de Porto Alegre também decretou luto oficial pelo mesmo período, que passa a valer a partir desta quinta-feira.

Depois de uma semana de intenso trabalho de buscas no local, os corpos do primeiro-tenente Deroci de Almeida da Costa e do segundo-sargento Lúcio Ubirajara de Freitas Munhós foram localizados na noite desta quarta pelas equipes de buscas e salvamento do Corpo de Bombeiros Militar (CBMRS). “Eles são a expressão da entrega dos nossos servidores da Segurança Pública, nessa nobre missão em que juram colocar a própria vida em risco para salvar outras vidas”, afirmou o governador nessa manhã.

Com mais de 30 anos de serviço, o segundo-sargento Munhós já tinha condições de se aposentar. De folga no dia do incêndio, ele se deslocou até o bairro Floresta para ajudar voluntariamente no combate às chamas. Aos 51 anos, residia em Viamão, era casado e deixa uma filha.

O tenente Almeida tinha quase 23 anos de profissão e era o oficial responsável por coordenar as guarnições em Porto Alegre na data do incêndio. Ambos tinham a missão de evacuar o prédio e preservar a vida dos servidores. Com 46 anos de idade, era casado e deixa dois filhos.

Velório e cremação
Os corpos dos dois bombeiros foram velados, nesta tarde, na sede do 1° Batalhão de Bombeiros Militar (1° BBM), em Porto Alegre, e encaminhados ao Crematório Martinho Lutero. Os caixões saíram, por volta das 17h, do 1° BBM, e escoltados com o apoio da Brigada Militar, Corpo de Bombeiros e EPTC.

*Atualizada às 18h25min