Governo de SP rebate acusação de Bolsonaro sobre valor de vacina

Mais cedo, Bolsonaro havia dito que a fabricante Sinovac ofereceu a CoronaVac pela metade do preço cobrado pelo Butantan

Foto: Alina Souza/CP

O governo do estado de São Paulo emitiu, na noite desta quinta-feira, uma nota oficial para rebater declarações do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) a respeito do preço da vacina CoronaVac. Bolsonaro havia dito que a fabricante Sinovac ofereceu o imunizante pela metade do preço cobrado pelo Instituto Butantan.

“Bolsonaro tenta, com isso, desviar as atenções das denúncias contra seu próprio governo, que recebeu oferta de grupo empresarial para comprar a vacina por quase o triplo do valor negociado entre o Ministério da Saúde e o Butantan. O Butantan é o único representante da Sinovac no Brasil e na América Latina para a comercialização da Coronavac”, escreve o governo paulista no comunicado.

A gestão estadual finaliza a nota alegando que, com as afirmações feitas hoje, Bolsonaro demonstrou incoerência “na fala e em seus atos”.

Bolsonaro fala sobre preço da vacina
Mais cedo, quando concedeu entrevista à rádio Banda B, de Curitiba (PR), após afirmar que a Sinovac ofereceu o imunizante por metade do preço, Bolsonaro disse ter enviado a proposta à CGU (Controladoria-Geral da União), ao Ministério da Justiça e ao Tribunal de Contas da União para apurar por que existe essa diferença nos preços e se há irregularidade no acordo de aquisição das vacinas.

“Por que a matriz nos oferece a vacina pronta a US$ 5 e eles, Butantan, ao receber o IFA da China, nos revende a US$ 10. Pode ser que não haja nada de errado nisso tudo, mas o Butantan nunca nos apresentou a planilha de preço. Pelo que tudo indica no momento é algo assustador”, disse.

O presidente afirmou que o governo não respondeu à Sinovac. “Vou conversar de novo com o [ministro da Saúde, Marcelo] Queiroga hoje, mas antes vamos investigar. Não vou comprar algo que a população não quer tomar”, concluiu, sugerindo que a qualidade da vacina é menor que as outras disponíveis no país.