Com casos de variante Delta, Gramado propõe vacinar mais e testar turistas para Covid

Propostas foram apresentadas pelo governo municipal à secretária de Saúde Arita Bergmann

Foto: Prefeitura Gramado / Divulgação

Após a confirmação de dois casos da variante Delta, a Prefeitura de Gramado elabora um plano para evitar a propagação do coronavírus. Em busca de mais doses de vacina, o prefeito Nestor Tissot e uma comitiva de Gramado se reuniram com a secretária estadual de Saúde, Arita Bergmann. Conforme a administração municipal, a defasagem de doses é de três mil em Gramado e alcança 20 mil na região.

Outra medida de prevenção é a criação de um projeto de testagem de turistas e o monitoramento de casos de contaminação entre os visitantes. Além da Delta, Gramado também registrou o primeiro caso de P.1 no Rio Grande do Sul. A variante amazônica hoje prevalece entre as demais mutações.

Com a aplicação de primeira dose suspensa desde terça-feira, Gramado parou a imunização em pessoas com 39 anos ou mais. A campanha deve ser retomada nesta sexta para pessoas com 37 anos ou mais.

Segundo Nestor Tissot, as equipes técnicas vão alinhar os moldes do projeto, ainda em prazo para ser executado. “Fomos a Porto Alegre para solucionar o problema da falta de doses da vacina. Em conjunto com a equipe técnica da Secretaria Estadual da Saúde, viabilizamos um projeto inédito: a testagem de turistas que visitarem Gramado e a Serra gaúcha no decorrer dos próximos meses”, explica.

O objetivo é criar barreiras para evitar a contaminação e a propagação de novas variantes. “O trabalho começa no Aeroporto Salgado Filho, mas a proposta é que os visitantes sejam testados nas estradas de acesso ao município. Os turistas que não forem testados nos acessos podem fazer o exame nos hotéis. Vamos trabalhar em conjunto com as entidades da região”, garante.

Para a secretária Arita Bergmann, a identificação de duas das variantes de preocupação do coronavírus em Gramado comprova a necessidade de cuidado redobrado. O município deve registrar fluxo intenso de turistas a partir de outubro, quando começa o Natal Luz e os eventos natalinos na região.

Ainda segundo Arita, o quantitativo de doses enviado a Gramado leva em conta dados do Ministério da Saúde, mas os índices populacionais não condizem com a realidade da cidade. “Gramado é uma cidade atípica. Possui duas populações: as residentes e as pessoas que vão a passeio ou a trabalho. Talvez isso não tenha sido considerado durante a distribuição elencada pelo governo federal”, observa.