Bombeiros se despedem de colegas mortos em incêndio na SSP, em Porto Alegre

Após velório e homenagens, corpos de agentes foram levados em cortejo até o crematório

Foto: Eduardo Andrejew / Especial / CP

Os dois soldados mortos durante o combate ao incêndio no prédio da Secretaria Estadual de Segurança Pública (SSP), na noite de 14 de julho, receberam as últimas homenagens, no fim da tarde desta quinta-feira, em Porto Alegre. Parentes, amigos e colegas estiveram presentes na sede do 1º Batalhão de Bombeiro Militar, onde ocorreu o velório do 1º tenente Deroci de Almeida Costa e do 2º sargento Lucio Ubirajara de Freitas Munhós. Os corpos dos militares foram encontrados na noite dessa quarta-feira, após uma semana de buscas entre os escombros, com o auxílio de dezenas de servidores.

A missa em homenagem aos bombeiros contou com uma salva de palmas no encerramento, além de honras militares. Quando os caixões foram colocados no caminhão de cortejo, pouco antes das 17h, os presentes também aplaudiram.

Após o velório, os corpos dos dois bombeiros foram encaminhados ao Crematório Martinho Lutero em um cortejo que contou com um número expressivo de participantes. No carro onde os dois soldados eram conduzidos, era visível a emoção dos companheiros, assim como sinais de exaustão pelos dias de busca e de muita tristeza.

O som da sirene ligada durante o trajeto do cortejo despertou a atenção de pedestres. Depois de conduzir os caixões ao pátio do cemitério, o grupo de bombeiros organizou um abraço coletivo para prestar a homenagem final. Depois disso, os portões foram fechados para as homenagens de familiares e a cremação.

*Com informações do repórter Eduardo Andrejew, do Correio do Povo