Queiroga reforça posição de defesa da volta às aulas em todo o país e revoga nomeação de médica

Mara Regina Cordeiro Pezzino era diretora-geral do Hospital Federal de Ipanema, no Rio de Janeiro

Foto: Marcello Casal Jr./ABr

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, reforçou nesta quarta-feira a posição de volta às aulas em meio à pandemia de coronavírus. Um dia após um pronunciamento em rádio e TV, no mesmo sentido, do ministro da Educação, Milton Ribeiro, Queiroga avaliou que o avanço da vacinação e a redução de casos de Covid-19 criaram um ambiente favorável ao retorno.  O ministro argumentou que “no mundo inteiro já aconteceu o retorno às aulas sem necessidade de vacinar professor”. “Oitenta por cento dos professores do ensino básico já estão vacinados com uma dose no Brasil”, acrescentou.

Um protocolo está sendo finalizado pelo Ministério da Saúde para orientar sobre o retorno às aulas em todo o país. Segundo o ministro, o documento vai servir de reforço em nível nacional, já que muitos estados e municípios também elaboraram protocolos para a retomada. “O que precisamos é um protocolo de segurança. Uso de máscara, testagem. Nós vamos fazer isso.” O retorno às aulas é esperado para o mês de agosto. 

Nomeação revogada

Hoje também, o ministro revogou a nomeação da médica Mara Regina Cordeiro Pezzino para o cargo de diretora-geral do Hospital Federal de Ipanema, no Rio de Janeiro. A revogação consta em portaria publicada no Diário Oficial da União (DOU). Nas redes sociais, Mara Regina já declarou se opor à vacina contra a Covid-19 e disse que não pretende se vacinar. A profissional também defendia o uso da cloroquina para o tratamento da doença.