Porto Alegre: adolescentes com comorbidades poderão se vacinar em seis unidade de saúde

Secretaria Municipal de Saúde (SMS) divulgou cronograma de imunização nesta tarde

Foto: Alina Souza/CP

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Porto Alegre divulgou, nesta quarta-feira, os pontos onde os adolescentes com comorbidades poderão receber a imunização contra o coronavírus, a partir desta quinta-feira. Conforme a Pasta, as vacinas vão estar à disposição do novo grupo contemplado na campanha em seis unidades de saúde (lista completa abaixo), das 8h às 17h.

Ainda segundo a SMS, hoje é a vez da faixa etária dos 15 aos 17 anos buscar o imunizante. Já na sexta, a campanha é voltada para os adolescentes entre 12 e 14, também com comorbidades.

O público vai receber o imunizante com a fórmula da Pfizer – que é a única vacina autorizada pela Anvisa para essa faixa etária. Vale destacar que, neste momento, serão contemplados apenas adolescentes com comorbidades, entre as quais obesidade, pneumopatias crônicas graves (asma), imunodepressao, hemoglobinopatia grave, doença cardiovascular, doença neurológica crônica e diabete Mellitus. Adolescentes que possuem algum tipo de deficiência permanente só receberão a dose caso também tenham alguma dessas comorbidades.

O Núcleo de Imunizações da SMS ainda não dispõe do número estimado de adolescentes com comorbidades em Porto Alegre. Conforme a pasta, o recorte não é feito pelo Ministério da Saúde – uma vez que o grupo não é considerado prioritário pela União.

Documentação

Conforme a SMS, para receber a vacina, além do documento de identidade, é preciso apresentar um comprovante da comorbidade (receita, laudo de exame, laudo ou relatório médico, etc) e comprovante de residência em Porto Alegre (pode ser no nome dos pais ou responsáveis). O órgão reforça que também é aceita uma declaração de próprio punho do proprietário da casa, afirmando que o adolescente mora junto na residência, além de um comprovante de residência em nome do proprietário, podendo ser conta de luz, água ou telefone, por exemplo.

Unidades de Saúde

Bananeiras – Av. Coronel Aparício Borges, 2494 – Bairro Coronel Aparício Borges

Macedônia – Av Macedônia, 750 – Bairro Restinga

Primeiro de Maio – Av. Professor Oscar Pereira, 6199 – Bairro Cascata

Rubem Berta – Rua Wolfram Metzler, 675 – Bairro Rubem Berta

Santo Alfredo – Rua Santo Alfredo, 37 – Bairro Partenon

Tristeza – Av. Wenceslau Escobar, 2442 – Bairro Tristeza

Vacinação é ampliada para novas faixas etárias

Nesta quinta, homens e mulheres com 32 anos ou mais já poderão buscar pela imunização na Capital. As doses podem ser encontradas em 12 unidades de saúde, das 8h às 17h, no drive híbrido do Bourbon Wallig (acesso de carro ou a pé) e drive do BIG Barra Shopping Sul, das 9h às 17h. Já na sexta, é a vez do público a partir dos 31.

Mais doses

Nesta quarta-feira, Porto Alegre recebeu 46.237 doses de vacinas contra a Covid-19. Destas, 4.452 doses são da Pfizer e serão destinadas à imunização de adolescentes de 12 a 17 anos com comorbidades.

A capital também recebeu 10.020 doses de AstraZeneca destinadas à aplicação de segunda dose e 31.765 doses de AstraZeneca e Coronavac.

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Sair da versão mobile