Covid-19: Porto Alegre vacina adolescentes com comorbidades a partir desta quinta-feira

Jovens precisarão apresentar atestado médico para garantir aplicação

Foto: Alina Souza/Correio do Povo

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Porto Alegre dará início à vacinação contra a Covid-19 entre os adolescentes nesta quinta-feira (22). Inicialmente, serão atendidos os jovens de 12 a 17 anos com comorbidades. Ou seja: condições clínicas que podem causar o agravamento do quadro de saúde a partir da infecção por coronavírus.

Segundo a Secretaria Estadual da Saúde (SES), serão imunizados os diagnosticados com obesidade grave, pneumopatias crônicas (como a asma), usuários de imunossupressores, diabéticos e portadores de doenças cardiovasculares e neurológicas. Todos precisarão apresentar atestado médico – ou receita – para garantir a vacina.

Os adolescentes terão acesso ao imunizante da Pfizer/BioNTech, que é o único aprovado para uso em pessoas menores de 18 anos. Uma remessa de 65,5 mil doses foi distribuída hoje, e será usada integralmente no início da imunização da faixa-etária entre 12 e 17 anos. Destas, 4,4 mil foram destinadas à Capital.

Reforço

O Núcleo de Imunizações da SMS ainda não dispõe do número estimado de adolescentes com comorbidades em Porto Alegre. Conforme a pasta, o recorte não foi feito pelo Ministério da Saúde – uma vez que o grupo não é considerado prioritário pela União. A prefeitura ainda não divulgou quantos, e quais serão os locais de aplicação da vacina.

Confira o informe técnico da SES

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Sair da versão mobile