Capital integra projeto-piloto de avaliação da segurança da vacina contra Covid em gestantes

Ideia é verificar complicações ou outros desfechos de interesse em saúde pública que possam estar relacionados à vacinação

Foto: Cristine Rochol /PMPA/CP

A capital gaúcha vai representar a região Sul em um projeto-piloto de avaliação da segurança da vacinação contra Covid-19 durante a gestação. A iniciativa é uma parceria da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), Ministério da Saúde e secretarias estaduais e municipais de saúde. No Brasil, além de Porto Alegre, foram incluídas no monitoramento quatro cidades de cada região do país, dos estados de Rondônia, Pernambuco, Distrito Federal e São Paulo.

O monitoramento prevê que sejam contatadas, por telefone, gestantes que, independente da idade gestacional, foram vacinadas contra a Covid-19. O fluxo de acompanhamento abrange três contatos durante a gestação (1º, 2º e 3º trimestres), outro no período entre 4 e 8 semanas após o parto e dois no pós-parto, no 3º e 6º mês de vida do bebê.

A ideia é verificar complicações ou outros desfechos de interesse em saúde pública que possam estar relacionados à vacinação. A gestante que receber a ligação vai ser informada sobre os objetivos do projeto e pode decidir se participa ou não. O registro vai ser incluído em uma base de dados, onde fica garantido o sigilo, a confidencialidade e a segurança das informações.